Em março, o Sesc Consolação programou atividades gratuitas e híbridas para o público idoso, com destaque para o bate-papo musical em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a cantora Claudette Soares, no dia 25 de março (sexta), às 10h, na área de Convivência.
A intérprete de clássicos da Bossa Nova cantará músicas de seu repertório, acompanhada do violonista Giba Estebez, além de partilhar os desafios de sua trajetória para realizar os sonhos de vida como cantora e mulher nas décadas de 50 e 60.
Ainda nesse mês, também serão oferecidos dois cursos online voltados para o mercado de trabalho e sua inserção no mundo digital. O primeiro, com o tema “Reinvente-se! Trabalho e Realização na Segunda Metade da Vida”, começa no dia 10/3, às 9h e apresenta estratégias e metodologias para aprimorar o currículo do participante e prepará-lo para a recolocação no mercado formal ou desenvolver um projeto de empreendedorismo (pessoal ou coletivo). As aulas são em grupo e individuais para aperfeiçoar o projeto de cada participante.
E no dia 18/3, às 15h, tem início o curso “ABC Digital 60+ | Computador”, uma introdução sobre temas relacionados a computadores para estimular o entendimento e a autonomia do idoso no uso desses aparelhos.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site inscricoes.sescsp.org.br. As vagas são limitadas.
Essa programação faz parte do TSI – Trabalho Social do Idoso do Sesc, que tem como foco o protagonismo da pessoa idosa e desenvolve ações socioeducativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas dessa faixa etária, a sua valorização e reinserção na sociedade.
Acesso às unidades do Sesc
Vale lembrar que é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (duas doses ou dose única para maiores de 12 anos e primeira dose para crianças de 05 a 11 anos) e um documento com foto para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo*. Além disso, é obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.
*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.
Confira a programação completa:
Bate-papo musical
A mulher idosa como protagonista de sua história
Com Claudette Soares e Giba Estebez
Dia: 25/3, sexta, das 10h às 12h
Local: Área de Convivência
Classificação etária: livre
Atividade gratuita
Inscrições a partir das 15h do dia 15/3 (terça) em inscriçoes.sescsp.org.br
Bate-papo em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com a cantora Claudette Soares que canta músicas de seu repertório e conversa sobre suas lutas diárias para realizar os sonhos de vida e carreira como mulher idosa. Acompanhada do violonista Giba Estebez, será um momento especial para rememorar os aspectos das conquistas da mulher nas décadas de 50 e 60 em sua carreira como cantora.
Claudette Soares é uma das maiores intérpretes da bossa nova e já dividiu o palco com expressivos músicos como Luís Eça, João Donato e Baden Powell. Em sua carreira, também esteve no epicentro de outros momentos do cancioneiro brasileiro, como o auge do baião, no final dos anos 1940 e começo dos 50; e na era dos festivais, na segunda metade dos anos 1960. Entre os discos que gravou ao longo de sua carreira, destacam-se “Claudette Soares ao vivo” e “A dona da bossa”. Fez vários espetáculos, entre eles, “Não há mulheres iguais”, uma homenagem às maiores compositoras brasileiras, de Chiquinha Gonzaga a Rita Lee.
Giba Estebez é pianista, arranjador e compositor. Estudou guitarra com Alexei Usum, violão, harmonia e improvisação com Peter Dietrich e Fabá Jimenez. Acompanhou Gero Camilo, Nô Stopa, Zé Guilherme, Rubi e Kléber Albuquerque. Gravou e compôs trilhas e jingles para várias instituições e para um documentário sobre Darcy Ribeiro, com Simone Sou, Alfredo Bello, Marcelo Monteiro e Junio Barreto Jimenez.
Curso
Reinvente-se! Trabalho e Realização na Segunda Metade da Vida
Com Mariam Youssef Dimitri e Rafael Sanches Neto
De 10/3 a 5/5, quintas, das 9h às 12h. Exceto dia 21/4
Plataforma: Microsoft Teams
Classificação etária: 50 anos
Atividade gratuita
Inscrições abertas até o dia 08/3, às 18h, ou enquanto houver vagas, em inscriçoes.sescsp.org.br
O curso é destinado para pessoas com mais de 50 anos que não conseguem recolocação e aposentados(as) em situação de vulnerabilidade econômica que gostariam de retornar ao mercado de trabalho ou abrir um empreendimento coletivo.
Rafael Sanches Neto, 71 anos, é consultor especializado em gestão da educação profissional. Formado em História, com pós-graduação em Administração e Recursos Humanos.
Mariam Youssef Dimitri, 61 anos, é consultora especializada em desenvolvimento de pessoas. Formada em Psicologia e Pedagogia, com especialização em Constelações Organizacionais e Psicodrama Pedagógico.
ABC Digital 60+ | Computador
Com Maurício Perez
De 18/3 até 8/4, às sextas, das 15h às 17h
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba