Na última semana, antecedendo o Dia da Independência do Brasil, as unidades do Sesc Paraíba realizaram atividades em comemoração à semana da Pátria. As ações aconteceram nas cidades de João Pessoa, Patos e Cajazeiras.
Na capital, na sexta-feira, 6, alunos da Escola Sesc Dom Ulrico realizaram o hasteamento da Bandeira Nacional, da Paraíba e da Fecomércio, acompanhados da regência da Banda de Orquestra Sinfônica da instituição. O momento contou com a participação de alunos, professores e funcionários. O diretor da escola, Carlos Ramos, destacou a importância de exercer a cidadania brasileira. “Contemplando a Semana da Pátria estamos iniciando a atuação da nossa Banda Sinfônica, de modo a possibilitar ao alunado o primeiro contato com ela. A escola está percebendo um envolvimento, pertencimento e todos os alunos que já possuem habilidades artístico musical estão nos procurando para fazer parte da banda”, afirmou.
A aluna do ensino médio, Camile Karine comentou sobre sua participação ao desfilar pela primeira vez: “A ideia de participar do desfile está sendo muito legal, porque a gente quase nunca tem oportunidade porque são escolhidos por sala e, esse ano, de três anos que estudo aqui, esse é o primeiro que eu participo, então está sendo uma experiência nova, porque eu nunca desfilei em escola nenhuma e agora estou desfilando pelo Sesc”, declarou a estudante.
Na ocasião, o coordenador do setor de música do Sesc e também regente da Banda Sinfônica, maestro Geilson Vieira, falou da satisfação em participar de um momento tão prazeroso. “É uma satisfação começar esse trabalho ímpar onde buscamos a excelência e sermos referência, não só em João Pessoa, como na Paraíba. Estamos preparados e com emoção a flor da pele para o grande desfile e puder registrar esse grande momento para o Sesc”, afirmou o maestro.
Na unidade da cidade de Patos, durante a semana, alunos do Projeto Intergeracional participaram de atividades voltadas para o conhecimento da história da independência brasileira, como também a reflexão da letra do hino nacional. Houve também a realização de uma palestra, com o objetivo de refletir sobre os fatos mais importantes da história do Brasil, incentivando o amor à pátria e exercícios com cruzadas, envolvendo o tema independência.
Já na unidade de Cajazeiras, alunos do Projeto de Habilidades de Estudos (PHE) desenvolveram pinturas da bandeira brasileira, sessão de cinema com o filme “Independência ou Morte” seguido de roda de conversa acerca do tema. Já os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram contemplados com uma palestra do historiador Chagas Amaro, abordando o tema Independência.
Fonte: Sesc PB
Créditos: Sesc PB