No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Sesc Paraíba realiza o vernissage da exposição Divas, do renomado artista Maurílio Moreira Fondevila. Esta eclética e fascinante mostra, que integra a primeira etapa do ExpoSesc 2024, é dedicada a homenagear as mulheres que se destacam por sua coragem, dedicação e importância na história e na sociedade. A abertura acontece a partir das 17h, no Centro de Cultura, Arte e Esportes do Sesc, em João Pessoa, e é aberta a qualquer interessado.
Em Divas, Fondevila presta tributo às mulheres que deixaram uma marca indelével na história, incluindo Margarida Maria Alves, Zezita Matos, Ceres Leão, Marilyn Monroe e Frida Kahlo. Através de retratos que capturam sua essência e personalidade, cada obra é um convite para mergulhar na história, conquistas e desafios dessas notáveis figuras, que servem como inspiração para o empoderamento, criatividade e transformação social, e que influenciaram o trabalho do artista.
“Divas é mais do que uma exposição de arte; é uma celebração da diversidade, beleza e talento feminino. Através de obras ricas em metáforas e alusões fluidas, os visitantes são convidados a mergulhar em um universo de criatividade e inspiração, enquanto refletem sobre o papel fundamental das mulheres na sociedade”, destaca o curador e coproprietário da Fondevila Art Galleries, Jesus Fondevila.
Nascido em Belo Horizonte (MG), em 1965, Maurílio Fondevilla traz consigo uma profunda homenagem às figuras femininas que moldaram sua vida e carreira. Sua arte é uma expressão vibrante de sua visão única do mundo, refletindo suas emoções e sonhos. Seu estilo variado, que transita do surrealismo ao abstrato, passando pela figurativa e pop art, é evidente em suas obras, que empregam diversas técnicas e materiais, como óleo, acrílico, colagem e escultura.
O ExpoSesc já se configura como um dos maiores projetos de artes visuais da Paraíba, e tem como objetivo conceder espaço, público e visibilidade aos artistas, tanto os que já são consagrados no cenário como os artistas emergentes que surgem a cada ano. De forma gratuita, o projeto forma um calendário de exposições ao longo do ano nas diversas linguagens – pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação, entre outros -, e expõe as propostas selecionadas via edital em espaços dedicados nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Assim, o ExpoSesc assume o compromisso de difusão da produção e registro das artes visuais paraibanas, democratizando o acesso à cultura.
O Centro de Cultura, Arte e Esportes do Sesc está localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro. Após o vernissage, a exposição segue em cartaz até o fim de março, com visitação aberta e gratuita todos os dias, das 9h às 17h.
Fonte: PB News
Créditos: Polêmica Paraíba