O Sesc realiza em todo país o projeto Sesc Dramaturgias, o qual promove espaços de formação, experimentação e intercâmbio artístico e cultural. A Paraíba vem recebendo diversas linguagens e, dessa vez, inscreve por meio deste link interessados em participar da oficina Corpo Físico e o Corpo Sensível, sob a temática da dramaturgia da atuação com a atriz Sandra Alencar. A atividade é gratuita e acontece no formato online, entre os dias 17 e 22 de outubro, das 19h às 22h.
Na oportunidade, Sandra propõe um estudo sobre o olhar e a escuta do corpo físico para construção de um campo magnético de presença – o Corpo Sensível. A partir de treinamento muscular e vocal com foco na tridimensionalidade e autonomia dos órgãos de expressão, abrindo um campo de investigação sobre as camadas de tensões corpóreas e sensoriais. Com as dinâmicas desenvolvidas torna-se possível a produção de diferentes qualidades de energia e potencialização do corpo cênico.
Assim, o Sesc destaca a importância de uma educação continuada, provocativa, reflexiva e participativa, buscando ampliar as oportunidades de qualificação e expansão profissional no campo prático e teórico, além de assegurar uma produtividade qualificada, autônoma e inclusiva da sociedade como um todo.
Sobre a Ministrante
Sandra Alencar (DRT 8160) é atriz e jornalista, com formação na UFSM (RS). Atriz-pesquisadora do projeto APA – Ateliê de Pesquisa do Ator, desde 2014 – com os orientadores Carlos imioni e Stephane Brodt (Sesc Paraty). Integrante do Grupo de Estudos em Estética e Política da PUCRio, com Coordenação de Alessandra Vannucci, 2013\2014. Integrante do grupo Amok Teatro\ direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt. Atua no musical ‘Todos os Santos\ Coral Altivoz\UERJ – RJ e protagoniza o solo ‘Adoração’, sobre texto de Nelson Rodrigues\ direção de Beto Russo. Participou de intercâmbios e workshops com Tadashi Endo (Butoh Center MAMU/), Iben Nagel Rasmussen (Odin Teatret/Ponte dos Ventos), Roberta Carreri (Odin Teatret), Odylia Tiecher (Eutonia e Sensopercepçãocorporal), Fabianna de Mello e Souza (Cia. dos Bondrés),Tatiana Tiburcio (Projeto Negro Olhar – O corpo cênico e a ancestralidade), Eros Galvão (Cia Les Trois Clés), Denise Namura (Cia à Fleur de Peau) e Angel Vianna (Escola e Faculdade de Dança).
Mais sobre o Sesc Dramaturgias
O projeto promover espaços de formação, experimentação e intercâmbio artístico e cultural em todas as regiões do Brasil. São oficinas de Leitura Dramatizada, Escrita Dramatúrgica, Dramaturgia da Atuação, Dramaturgia da Dança, Dramaturgia do Circo, Dramaturgia da Luz, Dramaturgia da Produção e Encenação, ministradas por artistas e pesquisadores atuantes na cena nacional. O projeto é voltado para estudantes, artistas profissionais e amadores, e interessados em artes cênicas em geral.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba