A Oficina de Iluminação Cênica faz parte do projeto Sesc Dramaturgias – Dramaturgia da Luz e acontece de 16 a 20 de maio. A atividade é gratuita e as inscrições são feitas por meio do link https://bit.ly/DramaturgiaDaLuzComTaináRosa . A oficina é aberta a todos e será ministrada pela produtora e iluminadora cênica, Tainá Rosa, com transmissão online e ao vivo, das 19h às 22h.
A oficina
A Proposta “Dramaturgia da Iluminação – Oficina de Iluminação Cênica” materializa as ideias, percepções, sensações e estética da luz para composição de tecnologia da cena. A luz na cena traz consigo a capacidade de formular dramaturgia, causar sensações e trabalhar a estética luminotécnica, sendo elemento basilar para a construção e elaboração de um espetáculo, show ou exposição. A oficina tem dois pilares pedagógicos: a parte teórica e a parte prática aliada ao treinamento dos discentes junto aos materiais para fixação. A parte teórica, trabalha a historicidade da luz, os primeiros iluminadores, os modelos de palcos, os tipos de refletores e as mesas de iluminação. A parte prática, consiste em trabalhar manualmente com os diferentes refletores aliando teoria de criação, elementos práticos da criação, afinação e operação de luz. A oficina de dramaturgia da iluminação cênica, permite a profissionais das artes, fotógrafos, e profissionais formados a abertura de um campo de trabalho, além de qualificação para atores. Por esse viés a oficina de dramaturgia da iluminação, pode proporcionar aos participantes uma vivência do elemento cênico em questão, contribuindo diretamente para a sua formação artístico-profissional.
Sobre a ministrante
Tainá é artista da cena, iluminadora cênica, produtora e técnica. Iniciou suas investigações em iluminação cênica no programa de formação oferecido pelo extinto Grupo NUC (Negros Unidade Consciente) na Favela do Alto Vera Cruz/MG em 2003. Graduada em História pela PUC-Minas; estudou Gestão e Produção Cultural com Rômulo Avelar; e estagiou com os iluminadores Alexandre Galvão e Wladimir Medeiros (Grupo Galpão/MG). Desde 2004, desenvolve trabalhos em luz principalmente para espetáculos musicais e de grupos de teatro – entre eles, Cia. Luna Lunera, Grupo Trama, e os coletivos Negras Autoras e ZAP 18. Já ministrou “Oficina de Profissionalização para tecnologia da luz” (ZAP 18, ano de 2016), “Oficina sobre os elementos básicos de cultura” (Santa Barbara 2017), Professora convidada da ELA (Escola Livre de Artes ) – Arena da Cultura, 2021.
Inscrições: https://bit.ly/DramaturgiaDaLuzComTaináRosa
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba