A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou, nesta quarta-feira (5), duas relações de protocolos, um para a realização de festas e eventos, e outro para o funcionamento de teatros e cinemas, com medidas sanitárias para diminuir a propagação da covid-19.
A decisão ocorreu com base no atual cenário epidemiológico, em que maioria dos municípios em bandeira classificatória amarela. Nessa bandeira, fica permitida a realização de eventos sociais, corporativos e de entretenimento dentro das especificações recomendadas pela SES.
Segundo o Governo do Estado, as cartilhas levam em conta eventos sociais (casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, reuniões, bodas, formaturas, batizados e festas infantis ) e corporativos (inaugurações, palestras internas, comemorações empresariais, reuniões, lançamentos).
Funcionamento
Os segmentos listados poderão funcionar de domingo a domingo, até às 22h. Nos municípios classificados em bandeira amarela fica permitida a realização de aniversários e casamentos com 25% da capacidade local para área fechada e 50% da capacidade para áreas abertas.
No caso de eventos de formatura, a orientação é da ocupação máxima de 20% da capacidade local para área fechada e 40% para área aberta. Já para eventos corporativos a redução deve ser maior, sendo de 15% da capacidade em ambiente fechado e de 30% da capacidade local para área aberta.
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, alerta que a flexibilização de alguns pontos não é um sinônimo para descuidar das medidas não farmacológicas, que possuem grande eficácia contra a propagação do vírus.
“A população deve estar ciente do que estamos repetindo há mais de um ano, que o distanciamento social, a lavagem das mãos, o uso do álcool, a reunião entre familiares apenas do mesmo núcleo entre outras práticas descritas dentro nos protocolos são extremamente eficazes para reduzir significativamente a propagação da covid-19”, ressalta.
Cada uma das atividades possui especificações de higiene, distanciamento, uso obrigatório e capacidade total de ocupação dos ambientes. As cartilhas estão disponíveis no site do Governo do Estado e conta com uma tabela com as especificações permitidas.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba