Senador José Maranhão sobre o aniversário da capital, João Pessoa, neste 5 de agosto:
“Quando nossa capital comemora a data da sua fundação, eu quero mandar um abraço de apreço, de solidariedade aos meus queridos conterrâneos de João Pessoa. Embora eu tenha nascido em Araruna, eu considero JP a minha segunda terra natal. Moro em João Pessoa desde os oito anos de idade, e não consigo me ver senão como um filho dessa cidade.
Durante a minha vida pública, sempre dediquei um espaço muito especial, quer seja no Legislativo ou no Executivo, aos interesses da cidade de João Pessoa. As suas obras estruturantes, as suas obras sociais, e por isso mesmo me sinto filho de João Pessoa. Uma cidade diferente de todas as demais do Brasil: Encravada num Estado do semiárido, tem, no entanto, as maiores reservas dentro da cidade de Mata Tropical Atlântica. Por exemplo, o horto-florestal Benjamim Maranhão representa uma área de quinhentos hectares, inteiramente intocada, com várias nascentes preservadas como uma joia rara. JP também se notabiliza pela cordialidade de seus filhos, de sua população e sua gente, e esse amor pelo meio ambiente.
Qualquer que seja o bairro, você vai encontrar essa mesma característica: a boa arborização, o cuidado individual das pessoas com as belezas naturais. É preciso dizer que a História de João Pessoa está ligada à própria História do Brasil. O nome João Pessoa é uma homenagem a um dos heróis da revolução de 1930, assassinado por motivos políticos na cidade de Recife.
Os paraibanos, todos eles, têm muito orgulho de sua capital, pelas suas tradições históricas, por essa rebeldia representada pelo gesto de João Pessoa e, sobretudo, pela sua capacidade de se modernizar, inovar. JP é uma cidade reverenciada por todos aqueles que a conheceram como uma cidade acolhedora. Eu tenho ouvido das mais diferentes pessoas sempre essa referência: – Eu gostaria de morar um dia em JP. Mas quem não gosta?”
Fonte: Polêmica Paraíba