bolsas de estudo

Sem FIES estudantes podem recorrer a bolsas de estudo

Os estudantes que perderam a chance de tentar ser beneficiado pelo programa federal ainda podem ingressar no Ensino Superior em instituições particulares do país por meio de bolsas de estudo

Não contemplados pela iniciativa governamental
ainda podem ingressar na faculdade no primeiro semestre do ano

 

O prazo para inscrição no Fies – Fundo de Financiamento Estudantil encerrou ontem. E os estudantes que perderam a chance de tentar ser beneficiado pelo programa federal ainda podem ingressar no Ensino Superior em instituições particulares do país por meio de bolsas de estudo, em cursos como: Administração, Direito, Ciências Contábeis, Nutrição, Engenharia Civil, Jornalismo, Biomedicina, entre outros.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedora de Ensino Superior (Abames), que 81% dos jovens entrevistados pretendem cursar o nível superior, nos próximos três anos. Foram ouvidos mil jovens, com idade entre 18 e 30 anos, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Manaus, Recife e Belém. A pesquisa apontou ainda que 78,6% dos jovens têm interesse de estudar em uma universidade pública, mas não descartam a possibilidade de frequentar uma universidade privada. Apesar de sonharem com o diploma, mais da metade dos estudantes, 50,5% afirmaram que a família não tem condições de pagar uma faculdade particular.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2015, mais de 8 milhões de estudantes estavam matriculados no ensino superior; apenas 1,9 milhões estavam matriculados em universidades públicas.

Enquanto o número de vagas públicas não cresce, quem precisa estudar e não tem grana para pagar mensalidade em uma instituição particular e já recorreu ao Fies sem sucesso, busca outras alternativas. Uma delas é o Educa Mais Brasil. O maior programa de bolsas de estudo está com inscrições abertas para os estudantes ingressarem em uma universidade particular do país. E o melhor: ainda dá tempo de iniciar as aulas no primeiro semestre de 2018.

Sobre a inscrição

Para se inscrever, o aluno precisa acessar o site http://www.educamaisbrasil.com.br/polemicaparaiba, escolher a modalidade “Graduação”, a cidade, curso de interesse e preencher o formulário com os dados pessoais. Os descontos chegam até 70% no valor das mensalidades.

Terão acesso ao benefício as pessoas que não tem condições de pagar a mensalidade integral, identificadas por meio do questionário socioeconômico no momento da inscrição e aquelas que não possuem vínculo com a instituição de ensino que deseja ser contemplado com a bolsa.

Fonte: Ascom EMB
Créditos: Vanessa Casaes