Choveu em quatorze municípios paraibanos na segunda-feira (19), dia de São José, que de acordo com a cultura popular nordestina, é tido como um dia tradicionalmente chuvoso e de fartura. Conforme dados da Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa), todos municípios onde houve registro de chuva ficam localizados no Sertão paraibano.
A cidade de Bom Jesus, no Alto Sertão, foi a que registrou o maior volume de chuva (38,5 mm). Cachoeira dos Índios e Sousa, cidades vizinhas à Bom Jesus, seguem a lista dos municípios do Sertão com mais volume de chuva no dia de São José.
Embora a chuva tenha atingido o Sertão paraibano, pouco representou para a recarga dos mananciais da região. O açude com melhor situação é o São Gonçalo, na cidade de Sousa, com cerca de 17,84% da sua capacidade.
Na região, o açude de Coremas, na cidade de mesmo nome, com 9,88% de sua capacidade, e o açude Lagoa do Arroz em São Domingos do Cariri, com 8,73% da capacidade, são os mananciais sertanejos que completam a lista entre os açudes em melhores condições.
Cidades onde choveu no dia de São José
- Bom Jesus – 38,5 mm
- Cachoeira dos Índios – 27,6 mm
- Cajazeiras – 17,6 mm
- Sousa – 15,3 mm
- Marizópolis – 11,0 mm
- Poço Dantas – 3,9 mm
- Triunfo – 3,7 mm
- Malta – 3,4 mm
- Santa Cruz – 3,2 mm
- São Mamede – 2,2 mm
- São José de Piranhas – 2,2 mm
- Bonito de Santa Fé – 1,4 mm
- Mato Grosso – 1,0 mm
- Santa Helena – 0,7 mm
Fonte: G1
Créditos: G1