A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) lança nesta sexta-feira (17) o projeto Crochê na Lagoa. A iniciativa reúne crocheteiras da Capital, que encontraram nessa arte a possibilidade de fazer uma renda extra. Sempre às sextas-feiras, das 8h às 16h, as artesãs estarão no Parque Solon de Lucena produzindo e comercializando seus produtos. São aproximadamente 25 mulheres, que se uniram pela paixão pela arte do crochê.
O grupo de mulheres crocheteiras já existe há dois anos, elas se reuniam no Parque Solon de Lucena, mas não tinham onde comercializar seus produtos. A Sedurb tomou conhecimento da iniciativa e resolveu abraçar, proporcionando local adequado de comercialização, com tendas, cadeiras, cadastrando o grupo na Secretaria e também proporcionando a participação das mulheres em outros projetos desenvolvidos pela pasta. As artesãs produzem acessórios, brinquedos, roupas, artigos em decoração, entre outras peças.
“Eu faço crochê desde os onze anos, mas sempre fazia para amigos e pessoas de casa. Hoje o crochê é um complemento na minha renda, consigo ajudar a pagar a faculdade de um dos meus netos. Faço crochê na parte de vestuário e acessórios. A parceria com a Sedurb foi muito boa, porque o nosso trabalho não tinha visibilidade, não era reconhecido. Eu já atuo na Feira Móvel e agora com esse projeto, tenho certeza que a demanda de vendas e encomendas irá aumentar”, destacou Lenise Maria, artesã, que mora no bairro de Manaíra.
A Sedurb já desenvolve outro projeto de sucesso, que valoriza microempreendedores e artesãos, que é a Feira Móvel do Produtor. O Crochê na Lagoa também faz parte da nova política adotada pela Secretaria de reconhecimento do trabalho dessas categorias e do incentivo ao cadastramento formalizado na Prefeitura.
“Estamos viabilizando oportunidades de negócio, mas também a valorização dessas artesãs que, durante muito tempo, não encontraram espaço para desenvolver suas atividades. Isso sem contar que, quem passar pelo Parque Solon de Lucena, encontrará mais um atrativo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba