Aconteceu na manhã deste sábado (09), o primeiro encontro do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 na Grande João Pessoa, grupo criado para analisar as ações de combate ao Covid-19, na Região Metropolitana de João Pessoa. O encontro foi realizado por meio de uma vídeoconferência e contou com a participação da Prefeita Márcia Lucena (Conde), do Prefeito Emerson Panta (Santa Rita) e os Secretários de Saúde, Comunicação e Segurança dos cinco municípios da Grande JP. Também participaram o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Euller Chaves, Cel. Marcelo Augusto, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, além do Secretário de Estado da Segurança, Jean Francisco.
A reunião foi coordenada pelo Procurador Geral do Estado, Dr. Fabio Andrade. No encontro, foram alinhadas ações que possam unificar as medidas de disseminação do Coronavírus na grande João pessoa, visto que esta região, atualmente concentra cerca de 70% dos casos confirmados em todo o estado da Paraíba, sendo 982 casos em João Pessoa, 162 casos em Santa Rita, 75 casos em Cabedelo, 59 casos em Bayeux e 19 casos em Conde (dados do boletim da SES de 07/05). Dentre as medidas à serem tomadas, a ampliação do isolamento social, que tem apresentado uma média de 45%, onde o ideal para poder reduzir a contaminação de pessoas é de 70%.
Representando Bayeux, os Secretários Gilliard Abrantes (Saúde), Ubiratan Nascimento (Segurança) e Dihêgo Amaranto (Planejamento e Comunicação) falaram da importância das medidas que o Prefeito Berg Lima vem adotando no município, sendo o mesmo o segundo menor em casos na Grande JP.
Como encaminhamento, os municípios vão reforçar as medidas de restrição que estão sendo realizadas, como as barreiras sanitárias, as campanhas de conscientização da população sobre a importância de ficar em casa e cumprir o isolamento social e se for sair, utilizar máscara, além da distribuição de máscaras em comércios, feiras livres e população.
Na próxima quarta-feira (13), haverá um novo encontro para que as medidas sejam avaliadas e a partir deste encontro será analisada se eles se manterão ou se serão determinadas ações mais duras em relação ao isolamento social para a Grande João Pessoa.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria