O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrami, concedeu nesta terça-feira(18) uma entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan. O secretário falou sobre a crise causada pelo novo coronavírus e o momento atual da Paraíba no meio desta crise. O secretário afirmou que neste momento é necessário que as pessoas tenham realmente bom-senso e evitem se aglomerarem para não abrir brechas que facilitariam a disseminação do vírus.
Sobre as vacinas contra o novo coronavírus, o secretário avaliou as principais versões do medicamento que estão sendo noticiadas pela mídia. Segundo ele, é impossível emitir uma opinião sobre a vacina desenvolvida na Rússia devido ao baixo número de teses e artigos científicos publicados pelos desenvolvedores da vacina Sputnik V. Para ele dentre as outras vacinas a mais adiantada seria o medicamento que vem sendo desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com o Instituto Butatã.
Sobre a possibilidade do governo da Paraíba selar alguma parceria para receber diretamente alguma das vacinas, o secretário afirmou que as vacinas que serão distribuídas para a população serão do Sistema Único de Saúde e portanto assim que as doses das vacinas estiverem disponíveis elas serão distribuídas por todo o Brasil de forma igual, não gerando a necessidade de uma parceria entre o governo estadual e os institutos de pesquisa.
“Cuidado, a gente precisa proteger as nossas vidas, principalmente quando é mais jovem”, afirmou o secretário ao pedir que as pessoas valorizem a vida e tomem cuidado utilizando máscaras, lavando as mãos e seguindo outras medidas preventivas. Segundo o secretário, muitos jovens possuem uma falsa sensação de não correrem riscos e portanto são aqueles que mais se expõem e aos outros durante a pandemia.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba