A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (GEVS) e do Núcleo Estadual de Imunizações apresentou nesta terça-feira (29) uma versão preliminar do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação Contra a covid-19.
O plano estadual diz que poderá ser ser atualizado conforme o surgimento de novas evidências científicas acerca das vacinas e suas características e distribuição de novos imunizantes por parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Segundo o PNI, compete ao Estado a coordenação local do Plano, o provimento de seringas e agulhas, e a gestão do sistema de informação no PNI, incluindo dados municipais e o envio de dados para tabelas federais dentro dos prazos estabelecidos.
O plano estadual mostra ainda as divisões regionais da saúde no Estado, apresenta informações das vacinas candidatas a participarem da campanha, descreve organização da Rede de Frio e a logística para o recebimento das
vacinas, e define os grupos prioritários, por exemplo. Conforme o documento, essa Rede de Frio passará por aperfeiçoamento, aumentando a capacidade da Central Estadual e das Centrais Regionais de armazenar vacinas.
Já a definição dos grupos prioritários vai seguir orientações do Plano Nacional. Assim, terão prioridade profissionais de saúde; idosos; pessoas com doenças crônicas e com profissões com maior exposição ao público como policiais e agentes penitenciários; e populações vulneráveis como quilombolas e indígenas.
Um futuro calendário com as datas de aplicação das vacinas só será divulgado quando as doses chegarem à Paraíba.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba