prevenção

Secretária de Saúde realiza dia D de vacinação contra sarampo na Paraíba

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste sábado (19),na Paraíba,  o Dia D de vacinação contra o Sarampo, com o objetivo de vacinar exclusivamente, e seletivamente, as crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

O intuito da ação é interromper a circulação viral e controlar a doença na Paraíba. A meta mínima a ser alcançada na campanha corresponde a 95% de cobertura vacinal, de forma homogênea, do público-alvo a ser vacinado. Todas as unidades de saúde estarão abertas o dia todo, das 8h às 17h.

Na última quinta-feira (17), foram confirmados 16 casos de sarampo no Estado. No total, foram 252 notificações, mas 94 casos já foram descartados.

Os casos estão mais concentrados na região metropolitana da Capital paraibana. Foram sete confirmações em João Pessoa, três em Bayeux, dois em Santa Rita, um em Cabedelo, um em Santa Cecília e um em Barra de São Miguel.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, é importante que os pais que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação de seus filhos aproveitem o Dia D para levarem suas crianças para vacinar.

A campanha ê exclusiva para a Tríplice Viral e  todos os municípios estão abastecidos com a vacina. “Inclusive, esta semana, fizemos o reabastecimento das Gerências Regionais de Saúde para garantir que, no sábado, não falte vacina”, pontua.

Este ano, visando ampliar a participação do Estado e apoiar os municípios de maneira regional, a SES inovou na parceria e vai realizar o Dia D em 12 Regiões de Saúde.

Os municípios parceiros são: Marcação, Bananeiras, Campina Grande, Nova Floresta, São José dos Cordeiros, Patos, São José de Caiana, Belém de Brejo do Cruz, Carrapateira, Sousa, Imaculada e Gurinhém.

A SES recomenda aos 223 municípios que todos os postos de vacinação estejam abertos com oferta de vacina. A ação no estado contará com mais de mil postos de vacinação e envolvimento de sete mil pessoas.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba