A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esteve presente, nesta terça-feira (20), na cerimônia de posse do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas pela Primeira Infância da Paraíba, do qual é membro. A solenidade aconteceu no Hotel Globo e foi realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), com a participação de secretarias e órgãos que irão atuar de forma transversal na Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança, Direitos Humanos e outras áreas.
De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, o trabalho intersetorial que será desenvolvido pelo comitê irá contribuir de forma significativa para a garantia dos direitos das crianças no estado. “Nosso papel enquanto secretaria de Saúde é estarmos capacitando e estruturando a Rede de Assistência para que possam ser fornecidos os cuidados e acompanhamento necessários para as crianças vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade na Paraíba”, pontuou.
No ano passado, foram executadas pela coordenação da saúde da criança e adolescente, oficinas com o intuito de aperfeiçoar o acompanhamento de todas essas crianças vítimas de violência através de captação precoce, identificação e notificação não apenas em João Pessoa, mas em todo o estado.
A rede estadual conta com o Centro de Atendimento Integral (CAI), que funciona no Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), unidade referência para atendimento de crianças e adolescentes, vitimas de violência. O equipamento, que atua em conjunto com a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, é capaz de identificar uma criança em situação de violência e fazer todos os procedimentos pertinentes para a proteção dela.
“Enquanto equipamento de saúde a gente faz toda a organização e o cuidado para a manutenção da vida dessa criança e todos os cuidados de psicologia, de uma equipe multidisciplinar de psicologia, fonoaudiologia, pediatria, entre outras especialidades”, explicou a gestora.
No âmbito da Primeira Infância, a SES ainda realiza ações como a implantação da imunoglobulina do protocolo do Palivizumabe, que busca reduzir mortalidade em crianças que nascerem entre 29 e 31 semanas e 6 dias. Além do fortalecimento da triagem neonatal junto aos municípios e a construção do Plano da Primeira Infância no componente saúde.
O Comitê Estadual Intersetorial de Políticas Públicas pela Primeira Infância (CEIPPPI) tem como objetivo promover a proteção e a defesa dos direitos da criança na primeira infância, sem discriminação de qualquer natureza, respeitando a diversidade das infâncias brasileiras conforme as diretrizes do Plano Nacional pela Primeira Infância. De forma central, visa articular e desenvolver a intersetorialidade nas políticas públicas voltadas para essa faixa etária através de diversas ações de defesa e promoção dos direitos das gestantes e crianças.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba