Dentro da programação da terceira edição da Caravana das Boas Ações que aconteceu no Bairro do Mutirão, na antiga rua da Lama, no último sábado, (19/08), os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde foram os mais utilizados pela população. Atendimentos como verificação da pressão arterial, testes de glicemia, teste rápidos de HIV e consultas médicas, tiveram a maior procura. Na ocasião, foram mais de 1.600 (um mil e seiscentos) atendimentos, sendo cinco médicos, contando com o prefeito Dinaldinho Wanderley e a sua esposa, Mirna Wanderley, consultando, de forma gratuita, os participantes da Caravana.
As equipes da UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda atenderam as pessoas da comunidade nas mais diversas especialidades, bem como as equipes do NASF, do CER, do CEREST-Patos que também estiveram atendendo à população. A Unidade Básica de Saúde Evaristo Guedes recebeu a estrutura do Centro de Especialidades Frei Damião, uma novidade nesta edição da Caravana que atraiu centenas de pessoas para os mais variados tipos de atendimento, como urologia, cardiologia – com realização de eletrocardiograma –, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, dentre outras especialidades.
A moradora do Mutirão, Maria Quitéria, que recebeu atendimento médico na Caravana, falou da satisfação de ter os serviços da Secretaria de Saúde em sua comunidade. “Estou achando ótimo. Não esperávamos que teríamos um atendimento tão bom e poder ser atendida aqui na comunidade já facilita a nossa vida. Só tenho a agradecer e parabenizar por tudo”, disse.
O prefeito Dinaldinho Wanderley comentou a importância de eventos como esses para mostrar que a gestão está próxima do povo e atenta às necessidades de cada localidade. “Estamos sanando os problemas que a cidade tinha com atendimento médico através do processo seletivo e a parceria da Prefeitura com as FIP. E eu como médico atendendo aqui na Caravana das Boas Ações trago o poder público para mais próximo da comunidade, principalmente pra mostrar que o prefeito está atento às dificuldades que a população passa para que a gente possa ter as soluções”, disse. Além dos atendimentos, tiveram as seguintes ações:
Emissão e atualização de Cartão SUS
– 98; Vacinação
– 102; Distribuição de escovas de dente
– 115; Aplicação de Fluor
– 115; Distribuição de preservativos
– 288; Verificação de glicemia
– 110; Distribuição de hipoclorito de sódio e panfletagem (Dengue, Hanseníase e Tuberculose)
– 250; Fisioterapia
– 11; Orientação Nutricional
– IMC e Educação Alimentar
– 38; Atendimento de órtese e prótese
– 5; Tipagem sanguínea
– 179; Aferição de Pressão
– 120; Teste rápido de HIV, Hepatites A e B e Sífilis; Aconselhamento com Psicólogos e Assistentes Sociais.
Fonte: Assessoria