A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba confirmou, na tarde desta sexta-feira (10), que a causa da morte do adolescente de 15 anos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tibiri II, na cidade de Santa Rita, foi por H1N1.
O jovem faleceu no dia 18 de maio enquanto aguardava para ser transferido para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, noCampus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também na
capital.
Esse é o terceiro caso de morte por H1N1 no estado da Paraíba. Em abril dois casos também foram confirmados, um em Cabedelo e outro em Guarabira.
Entenda o caso
Em maio, um adolescente de 15 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no bairro de Tibiri II, em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa.
De acordo com familiares, o jovem foi atendido pela primeira vez na unidade, na no dia 15. Medicado, ele retornou pra casa. Entretanto, com a continuidade da febre alta, dores no corpo e cansaço, voltou a ser socorrido no dia seguinte (16).
Exames foram realizados para identificar as causas do quatro clínico, especificamente sobre a possibilidade da existência de gripe H1N1.
Às 18h do dia 17, o garoto permanecia internado na unidade hospitalar, enquanto a direção informou que não havia vagas para o atendimento específico – diante dos sintomas – em unidades de referência.
Com o agravamento do quadro, o adolescente não resistiu e morreu. “Estou destruída”, disse a avó do jovem, em entrevista à imprensa.
Fonte: T5
Créditos: T5