Após o Ministério da Saúde anunciar a aplicação da terceira dose, ou de reforço, do imunizante contra a Covid-19 a partir de setembro, a Secretária de Saúde da Paraíba (SES-PB) foi de acordo com a decisão e anunciou o início da aplicação para o dia 15 de setembro, data estipulada também pelo Ministério. No estado, receberam a dose de reforço os idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas. Os profissionais da saúde não foram incluídos no plano.
As pessoas com imunidade comprometida podem tomar a dose de reforço após 28 dias contados a partir da segunda dose. Já os idosos poderão receber após 6 meses de completarem o esquema vacinal com duas doses. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a dose de reforço será com a vacina da Pfizer e da AstraZeneca.
Na decisão, a Secretária também reduziu o intervalo entre doses dos imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca. A partir de agora, o prazo será de 8 semanas, ou 60 dias. Atualmente, é necessário esperar 12 semanas, ou 90 dias. Segundo a SES, a ideia é aumentar o número de pessoas com a imunização completa, temendo o avanço das novas variantes. A Paraíba pretende vacinar toda a população adulta, com mais de 18 anos, até o dia 10 de setembro.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba