PMJP

Secretária de Educação avalia retorno presencial das aulas em João Pessoa: "Muito positivo, uma alegria enorme"

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (16), a secretária municipal de Educação de João Pessoa, América Castro, comemorou o retorno, mesmo que de forma gradual, das aulas presenciais na rede municipal de ensino. Ela também fez um apanhado de como assumiu a gestão em janeiro desse ano e quais estão sendo seus primeiros passos como secretária.

América revelou que quando assumiu a gestão, aproximadamente 50% das escolas da rede municipal estavam em condições precárias de funcionamento, muitas delas precisando de reformas para melhorias em suas respectivas infraestruturas, e outras até mesmo fechadas, em função da pandemia da Covid-19.

“A gente teve o cuidado de separar aquelas unidades que não podiam fazer a retomada [por falta de condições], elas não estão retomando hoje”, explicou.

Ela adiantou que a prefeitura tem buscado parcerias para o aluguel de espaços, preferencialmente unidades de ensino que não estejam em funcionamento, que possam servir como locais de estudos pela cidade. Como exemplo, América citou o local onde existia um curso de língua estrangeira no bairro do Bessa.

A secretária elencou algumas das melhorias que sua equipe tem trazido para a gestão municipal neste ano, a exemplo de uma plataforma do Google para que escolas possam ter um melhor atendimento a pais e alunos no sistema remoto de ensino. Ela citou ainda o processo de licitação em andamento para a aquisição de tablets para os alunos da rede, promessa de campanha feita pelo então candidato Cícero Lucena (PP).

Retorno às aulas presenciais

Hoje, crianças do ensino infantil, a partir dos 3 anos de idade, retornaram às aulas nos Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs), além de todos os alunos especiais matriculados na rede municipal. O cronograma de retomada vai até o final de setembro, quando no dia 29, todos os alunos irão ter aulas presenciais. Essas aulas presenciais, no entanto, acontecem de forma gradativa.

“O atendimento não é na totalidade. Em uma semana atendemos 50% dos alunos, e na outra semana, os outros 50%”, explanou América (confira o cronograma abaixo).

Por último, América celebrou a retomada das aulas presenciais: “Muito positivo, uma alegria enorme. Me emocionei por vários momentos vendo os pais levando as crianças. A satisfação das crianças em chegar nas unidades e poder fazer contato com as ‘tias’. A gente sabe que não vai ser fácil, mas com cuidado e muita crença em Deus, eu creio que tudo dará certo”, disse.

Confira o cronograma completo abaixo:

16/08 – Educação Especial / Creis (3 anos);
01/09 – Creis e Escolas (4 a 5 anos);
08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental/ Ciclos I e II do EJA;
15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental;
22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental / Ciclos III e IV do EJA; e
29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental / Creis (2 anos e berçário).

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba