Durante cerimônia que aconteceu na noite desta quarta-feira (4), no auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram entregues pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do município (Secitec), os certificados do 7º ciclo de formação de 2019, que gerou 687 certificados. O secretário da pasta, o vereador licenciado Durval Ferreira, aproveitou a ocasião para anunciar que, ainda em dezembro, serão abertas as inscrições para o oitavo ciclo de 2019.
Ao todo, foram 11 opções de cursos de capacitação que vão desde informática básica até programação avançada. A cerimônia teve a participação de representantes de empresas filiadas ao Polo Extremo Oriental das Américas (Extremotec), como o diretor de operações da Infomed Benner Tecnologia e Serviços, Franco Almeida, assim como o representante da reitoria, o vice-diretor do Centro de Informática da UFPB, Lucídio Formiga e a representação do prefeito, a secretária de planejamento da PMJP, Daniella Bandeira.
Quem esteve presente na cerimônia para receber dois certificados foi o aluno Lucas Paiva, que tem 18 anos e concluiu os cursos de Introdução à Programação em C++ e Introdução à Programação de Jogos em Unity 2D e C#. “Escolhi os dois cursos porque pretendo seguir carreira em tecnologia e sei que a área de programação de jogos, por exemplo, tem crescido bastante e oferecido boas oportunidades de emprego”, disse o estudante.
Em seu discurso, Durval Ferreira destacou a necessidade de investir em políticas públicas voltadas para a educação para suprir o mercado de trabalho de tecnologia de João Pessoa e do Estado. O gestor anunciou que pretende abrir novas vagas este ano e aumentar no número de opções de cursos.
“Para uma cidade como João Pessoa, que é a capital e principal centro econômico e financeiro da Paraíba, precisamos de pessoas qualificadas para assumirem o protagonismo do progresso. Por isso, trabalhamos com dedicação para que chegássemos a uma marca de 3.599 certificados gerados entre 2017 e 2019, quando assumimos a Secitec. Só em 2019, foram beneficiadas 1.601 pessoas. Agora em dezembro, vamos aumentar o número de cursos e abrir novas vagas”, anuncia o secretário.
O empresário, Franco Almeida destacou que a concorrência por mão de obra no mercado está acirrada. “Iniciativas como o Extremotec e os ciclos de formação em tecnologia oferecidos pela Secitec têm o potencial de mudar o mercado de trabalho de tecnologia oferecendo mais profissionais capacitados e diminuindo a concorrência acirrada por mão de obra capacitada”, explica.
Daniella Bandeira incentivou os alunos presentes a continuarem o caminho da busca pelo conhecimento. “Vocês estão fazendo o papel de vocês que é se capacitar e nós, o poder público, mesmo diante de uma crise financeira nacional, estamos investindo na atração de empresas para gerar emprego e renda para a população”, termina a secretária de planejamento municipal.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria