Pelo menos dois sorotipos de dengue estão em circulação na Paraíba, de acordo com a Secretaria de Saúde da Paraíba (SES). A informação está no sétimo Boletim Epidemiológico das Arboviroses da Paraíba, divulgado pela SES nesta segunda-feira (31).
De acordo com o relatório, os números (dengue, zika e chikungunya) refletem uma necessidade de intensificar a notificação dos casos pelos municípios. Até o momento, 5.186 casos prováveis de dengue foram identificados na Paraíba. Outros 1.119 casos suspeitos de chikungunya e 243 casos suspeitos do vírus zika foram identificados.
Também foram registrados 19 mortes suspeitas por arboviroses, sendo dois casos confirmados por dengue nos municípios de Sapé e Santa Rita e dois casos confirmados por chikungunya em João Pessoa. Seis casos e ao todo nove ainda seguem em investigação.
Em 2019, no mesmo período, foram confirmados 13 casos de mortes, sendo nove por dengue, 3 por zika e 1 por chikungunya. Já em 2020, durante a pandemia, a partir de testes realizados por meio do Lacen-PB, foi possível isolar os sorotipos denv-1 e denv-2 que circulam no estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma nota técnica reforçando a importância do mapeamento dos casos suspeitos de arboviroses.
“Mediante o cenário atual do agravo no Estado, observamos a necessidade de intensificar as coletas para isolamento viral durante o primeiro trimestre do ano vigente, a fim de identificar qual sorotipo está circulando na Paraíba”, ressalta a gerente da GEVS, Talita Tavares.
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba