A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, está inscrevendo para o “Curso de Capacitação de Médicos para Determinação de Morte Encefálica”, para médicos com experiência (no mínimo, um ano), no atendimento de pacientes em coma. Estão sendo oferecidas 64 vagas, sendo 32 para cada turma. Serão duas turmas, sendo uma no dia 27 de março, e a outra no dia 28 do mesmo mês. As inscrições vão até o dia 15 de março.
Para realizar a inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a Central de Transplante da Paraíba (CET-PB), e providenciar o encaminhamento da comprovação de experiência (no mínimo, um ano) no atendimento a pacientes em coma; o Termo de Compromisso e a sua liberação por parte do hospital onde atua.
A Central fica na Sala 10 – 1º andar – Anexo ao Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Rua Orestes Lisboa, s/n – Conjunto Pedro Gondim – João Pessoa – CEP 58.031-090 – Tel/Fax: (83) 3244.6192 – 3225.6409 – 98845.3516 – e-mail: [email protected].
Segundo a diretora da Central de Transplante, Dra. Gyanna Lys Montenegro, o curso atende à Resolução nº 2.173/2017, do Conselho Federal de Medicina – CFM, que determina a obrigatoriedade dos médicos serem capacitados para o diagnóstico da morte encefálica.
“Após o diagnóstico da morte encefálica, se inicia o processo da doação de órgãos. Portanto, quanto maior for o número de profissionais médicos habilitados, maior será o número das notificações dos potenciais doadores de órgãos”, disse.
O curso será realizado no Espaço Cultural, com carga horária de oito horas, no período das 8 às 17h15, ministrado por professores do Hospital Israelita Albert Einstein/São Paulo-SP.
Fonte: Secom-PB
Créditos: Secom-PB