A autorização do Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, para realização de transplantes de coração foi renovada pelo Ministério da Saúde. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda (26). Após a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB) e a Central Estadual de Transplante se manifestarem favoráveis a renovação, o Hospital teve a autorização concedida. O HNSN começou a realizar transplantes de coração em 2019, após 10 anos sem realização na Paraíba. O hospital realiza também transplantes de rim, fígado e medula óssea.
Em 2021, a Paraíba realizou o primeiro transplante de coração do ano em janeiro. O último transplante de coração havia sido feito em julho de 2020. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, comentou o trabalho da Central de Transplante da Paraíba, que fez com que o estado, em 2020, recebesse o título de destaque nacional em doação de órgãos e tecidos e transplantes.
“Antes, os paraibanos precisavam se deslocar para Pernambuco, Ceará e São Paulo para realizar transplantes, gerando um grande transtorno para o paciente e familiares e, atualmente, todos os transplantes são realizados aqui mesmo, beneficiando toda a população, indistintamente, independente da situação econômica. Por isso, conclamo que todos os paraibanos manifestem, continuamente, a seus familiares o desejo de doar órgãos na eventualidade de ser confirmada a morte encefálica. A doação salva vidas”, disse.
Fonte: Polêmica Paraíba e MaisPB
Créditos: Polêmica Paraíba