A cidade de Bananeiras, brejo paraibano, foi a preferência do público que queria curtir um São João longe dos grandes centros. O fato é que o planejamento para a organização da festa recebeu criticas em relação ao trânsito, e acessos para chegar à cidade para se locomover pela festa.
Em contato com a reportagem do Polêmica Paraíba, neste domingo (23), o prefeito Douglas Lucena afirmou que, “Bananeiras paga um alto preço por fazer uma festa tradicional e não poder comportar 50 mil pessoas na cidade. O congestionamento na entrada da cidade já vinha se formando antes de outros municípios vizinhos. O fato é que o brejo se tomou o destino de alto nível para as pessoas, e eu compreendo todas as criticas ao mesmo tempo em que lamento profundamente que algumas pessoas não tenham podido usufruir como mereciam”.
Ainda segundo o prefeito, a festa foi realizada com escasso recurso público, mas com zelo pelas tradições juninas e com a organização que foi possível.
“Não há planejamento que consiga controlar o alto número de pessoas que recebemos nesse período, porque a cidade não comporta. As pessoas querem a comodidade de usar seus transportes privados, e nós entendemos, mas todo mundo quis vir para Bananeiras, após várias festas em outras cidades terem sido canceladas em função da crise, e nós conseguimos atrair todas essas pessoas. Entendo e lamento por não ter como comportar a todos que vieram prestigiar”.
* NOTA PREFEITURA DE BANANEIRAS
Ontem foi uma noite muito especial para Bananeiras, recorde de público que nos consolida como um dos maiores festejos juninos do Nordeste, prestigiando as belezas e a identidade cultural do nosso povo. Bananeiras se tornou o destino de São João aonde todos querem ir. Recebemos turistas de diversas cidades, Estados e até mesmo internacionais, que se somaram ao público de aproximadamente 50 mil visitantes, quase triplicando a nossa população temporariamente.
Isto para uma cidade de pequeno porte como a nossa gera muitos desafios, especialmente, na mobilidade urbana, comum inclusive às metrópoles em dias de grandes eventos. Nos planejamos, ampliamos o espaço do evento, com mais de 3.200 m2 de área coberta, estimulamos a utilização de transporte coletivo, com espaços exclusivos nas proximidades da festa, colocamos 53 agentes e Guardas Civis Municipais além do efetivo da CPTran para colaborar nesse esforço de bem receber.
O fato é que em função da qualidade crescente de nosso São João, assim como o cancelamento de outros festejos de grande porte no Estado, ampliou-se o volume de pessoas que vieram à Bananeiras para muito além de qualquer previsão.
Com muita humildade pedimos desculpas aos que escolheram Bananeiras e enfrentaram transtornos no deslocamento durante a noite de ontem.
Contudo, nosso terceiro dia de São João foi um grande sucesso, cheio de alegria e com a manutenção da tranquilidade peculiar aos nossos festejos. Agradeço a toda a nossa equipe de servidores e colaboradores, com o compromisso de continuar a trabalhar duro, fiscalizar muito e aperfeiçoar nossos serviços para continuar fazendo um festejo que pela sua qualidade conquistou a Paraíba.
https://www.polemicaparaiba.com.br/paraiba/advogado-henrique-toscano-critica-a-festa-de-sao-joao-da-cidade-de-bananeiras/
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba