O jornalista Bruno Sakaue e o apresentador Samuka Duarte estáo representados como cavalos de batalha de suas emissoras. Brigando diuturnamente pelo primeiro lugar no IBOPE a guerra de publicidades se intensifica.
As duas personalidades da imprensa paraibana estampam outdoors e posts em redes sociais anunciando que cada programa é o “líder em audiência” no horário. Mas qual dos dois está com a razão? Com os dados do IBOPE sendo divulgados por várias mídias, como saber qual está mostrando os dados corretamente?
No específico caso de Samuka e Sakaue, os dois estão certos. Ou melhor, os dois estão interpretando as informações sem erros.
A pesquisa do IBOPE avalia dois critérios em residências. Avaliam em que emissora a televisão está ligada na sala, ou seja, sendo a principal televisão da casa. E também avaliam os números dos outros televisores na residência. Geralmente a outra televisão é registrada na cozinha.
Ou seja, no quesito audiência domiciliar a Cabo Branco tem 17,70 pontos e a Correio 16,59. Já no quesito outros televisores, ou audiência individual, a Correio tem 8,55 e a Cabo Branco 7,74.
Assim sendo, os dois tem razão quando dizem que são “líderes de audiência”. Um lidera na sala, o outro lidera na cozinha.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba