O Rota Cultural de hoje passeia por mais de 16 cachoeiras, sítios arqueológicos e engenhos de rapadura. Hoje vamos conhecer o município de Serra Grande, cidade de clima serrano, com temperaturas amenas, com uma cultura vasta e uma deliciosa culinária interiorana.
Localizado no Alto Sertão Paraibano, na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras, distante a 450 km da Capital do Estado da Paraíba, João Pessoa. Está a 146 km de Patos e 62 km de Cajazeiras, limitando-se com os municípios de Bonito de Santa Fé, São Jose de Caiana, São José de Piranhas, Monte Horebe.
Ver esta publicação no Instagram
A cidade é conhecida por possuir mais de 16 cachoeiras, em uma extensão territorial de 64,352 km², tornando-se o município com mais cachoeiras do Estado da Paraíba.
Cachoeira da Espera
Localizada no Sítio Espera, essa cachoeira é considerada uma das mais bonitas do município. Conta com dois acessos em bom estado de tráfego e para a entrada da cachoeira o turista percorre uma trilha de 500 metros a pé.
Cachoeira do Rastrinho
Localizada no Sítio Saco, o local conta com uma bela queda d’água e em seu fim se forma um grande lago. A cachoeira também com uma gruta.
Cachoeira da Escadinha
Localizada no sítio Aguiar, com pequenos lagos e paredões rochosos ao seu redor, uma natureza bem preservada que deixa o local ainda mais bonito e atrativo.
Pedra da Extrema
É considerada um marco, que serve para definir limites do município. Um rocha de aproximadamente 10 metros de altura e 4 metros de diâmetro fixa na vertical.
Esportes
A cidade também possui áreas para esportes de aventura, trilhas ecológicas, rapel, ciclismo, cavalgada e belos mirantes para apreciar o pôr-do-sol.
Religião
Com as belezas da Igreja Matriz Sagrada Família da Paróquia de Serra Grande e várias outras capelas espalhadas por toda área territorial do município formando a Rota da Fé, dentre estas capelas temos a Capela Cruz da Mata onde existe vários relatos de milagres realizadas por São Barnabé.
Rainha da Paz
Na entrada da cidade é possível ver a praça em homenagem a Rainha da Paz. O monumento conta com uma cruz desenhada na linha das nuvens, abençoando quem chega na cidade.
Turismo Histórico
Ao passear pela cidade o turista pode visitar casarões e sítios arqueológicos, que contam um pouco da a história do lugar. No passeio também é possível ver o Cemitério Indígena Tupi, com várias urnas funerárias (chamadas Igaçabas), sendo elas umas das mais conservadas do Brasil. O visitante conhecerá a cultura do povo sertanejo e seus folguedos culturais, a exemplo dos grupos de bacamarteiros, bandas cabaçais, grupo de danças regionais, grupos teatrais, artesanatos do município.
Culinária
Depois de todo esse passeio, chegou a hora de conhecer a rica culinária de Serra Grande, como o arroz vermelho, bolinho de carne (lombo), cuscuz com mel de engenho, engenhos ativos de rapaduras e suas diversas variedades partindo da rapadura tradicional até mel do engenho, alfinin, rapadura batida, rapadura temperada e a rapadura de alfinin.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba