A principal marca da ‘Romaria da Penha’, que acontece neste sábado (23) em João Pessoa, é a ‘fé incontrolável do povo’. A avaliação é do Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson. Este ano, o maior evento religioso da Paraíba completa 256 anos e deve levar para as ruas da Capital mais de meio milhão de pessoas. Serão 14 quilômetros de caminhada, fé e muita devoção à mãe de Jesus Cristo, representada através da imagem da Penha. Este ano, o tema da Romaria é “Senhora da Penha, roga por teus filhos e filhas para que sejamos missionários da alegria e da paz”.
Em entrevista exclusiva ao Polêmica Paraíba, Dom Delson previu um recorde de público e um brilho a mais na edição de 2019. “A peregrinação, a Romaria que vamos fazer nesses 14 quilômetros, esse ano vai ser um grande sucesso em nível de participação e organização. Uma parceria com a Prefeitura municipal, com a Secretaria de Turismo. Temos tudo para, neste ano de 2019, a festa da Penha vai brilhar ainda mais e, pelo que a gente está acompanhando, a movimentação nas paróquias, vai ser uma grande festa de fé”, disse.
Dom Delson enfatizou que a principal característica do evento é a fé do povo, demonstrada através de depoimentos, objetos que significam graças alcançadas, e sacrifícios para agradecer bênçãos recebidas. Ele ressaltou a importância da fé em um tempo de descrença nos valores da vida. “A marcada da festa da penha é a fé do povo, que ninguém controla, é a manifestação de sua religiosidade, de suas convicções, de sua vontade de agradecer a Deus através de Nossa Senhora, graças alcançadas, de fazer pedidos, principalmente numa época de muita carência, de muita insegurança, o povo tem em Nossa Senhora um referenciam muito grande, de fé, de proteção”, destacou.
Veja vídeo:
https://youtu.be/2K5mi_F2_6g?t=804
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba