Como todos sabem, 2020 é ano das eleições municipais, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus interferindo em diversas áreas na vida de toda a sociedade, as eleições foram mantidas, porém com novas datas, sendo elas: 15 de novembro, o primeiro turno e, 29 de novembro, segundo turno.
Com a aproximação de decidirmos novos gestores para os municípios, o Polêmica Paraíba fez uma pesquisa para mostrar os Vice-prefeitos que assumiram algumas prefeituras de municípios paraibanos entre os anos de 2017 e 2020. Com renúncias, denúncias, polêmicas, problemas de saúde e mortes, oito são as cidades do Estado que até agora tiveram os vice-prefeitos assumindo o mandato.
Confira:
São João do Cariri:
Em outubro de 2019, o prefeito da cidade de São João do cariri Cosme Gonçalves de Farias (DEM), renunciou ao cargo. Cosme estava afastado da administração municipal há meses devido a suspeitas de que estaria com Mal de Alzheimer. O vice dele, José Helder Trajano (DEM), assumiu a função de prefeito do município.
Pilões:
Faleceu em setembro de 2018, o prefeito do município de Pilões, Iremar Flor de Souza, aos 63 anos. Iremar passava por um tratamento contra um câncer. A vice-prefeita, Maria do Socorro Santos Brilhante, já havia assumido o cargo de prefeita desde o afastamento de Iremar, para realizar tratamento.
Ingá:
Neste mês de julho o prefeito de Ingá, Manoel Batista Chaves Filho, conhecido como Manoel da Lenha (PSD), morreu por Covid-19, aos 64 anos. Quem assumiu a prefeitura foi o vice-prefeito Robério Lopes Burity (PDT).
Guarabira:
Em junho de 2020 faleceu o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, após não resistir a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. O mesmo estaria afastado da prefeitura há alguns dias para tratar da saúde. Atualmente, quem está à frente da prefeitura de Guarabira é o vice-prefeito, Marcus Diôgo.
Alagoinha:
O prefeito do município de Alagoinha, Jeová José (MDB) renunciou ao cargo em agosto de 2018 em decorrência de problemas de saúde. A vice-prefeita Maria Rodrigues (PSDB), conhecida como Maria de Zé Roberto assumiu o mandato.
Remígio:
Em abril de 2018 o prefeito da cidade de Remígio, Melchior Batista (PSB), renunciou ao seu mandato para disputar o cargo de deputado estadual. Assumiu a prefeitura André Sesp
Bayeux:
Após várias polêmicas envolvendo a prefeitura de Bayeux, o prefeito afastado Berg Lima (PL) renunciou ao cargo, o anúncio foi feito por meio de uma carta entregue na Câmara dos Vereadores da cidade, na carta, Berg afirma ter sido vítima de armação e diz ter sido perseguido. Tomou posse como prefeito de Bayeux, o presidente da Câmara de Bayeux, Jefferson Kita (PSB), ele era o primeiro na linha de sucessão o prefeito Berg Lima.
Patos:
Bayeux Não é a única cidade que teve o prefeito envolvido em polêmicas. Em agosto de 2018 o prefeito Dinaldo Medeiros Wanderley Filho, mais conhecido como Dinaldinho foi afastado da prefeitura por suspeita de fatos delituosos contra a Administração Pública e de ser o principal denunciado na Operação denominada Cidade Luz, deflagrada para investigar crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, e desvio de recursos.
Após a polêmica o vice-prefeito Bonifácio Rocha de Medeiros assumiu a cadeira, mas pediu renúncia do cargo; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Francisco de Sales assumiu a prefeitura do município, porém também pediu renúncia cargo, deixando automaticamente a presidência da Câmara.
Jonas Guedes de Lima, procurador geral do município e Secretário municipal de Finanças respondeu temporariamente pela Prefeitura até a convocação de uma nova eleição para presidente da Câmara.
Em 23 de agosto de 2019, Antonio Ivanes de Lacerda foi o vereador eleito presidente da Câmara, e automaticamente assumiu o cargo, sendo ele o atual prefeito interino de Patos.
Estes são os oito municípios do Estado da Paraíba que tem à frente os vice-prefeitos.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba