Rendeiras e jovens artesãs do Cariri paraibano estão participando, esta semana, de uma oficina criativa, com foco em design artesanal. Promovida pelo Sebrae/PB em Monteiro, a capacitação é gratuita e faz parte da programação do mês da mulher empreendedora, elaborada pela instituição para fomentar e reconhecer a importância do empreendedorismo feminino.
De acordo com a gerente regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, a proposta da oficina é trabalhar a criação de peças de renda renascença voltadas à decoração de interiores, de modo a proporcionar uma nova vertente de negócios para as empreendedoras do Cariri, região onde a renda renascença é sinônimo de tradição, cultura e geração de renda através do artesanato.
Com três dias de duração, a oficina criativa de design artesanal será realizada na agência do Sebrae em Monteiro até a próxima quarta-feira (22). A capacitação está sendo ministrada pela artista plástica Laila Assef e pelo designer e consultor em economia criativa, Eduardo Barroso.
“A capacitação tem o objetivo de incrementar ainda mais o aprendizado das artesãs, contribuindo para a inovação no design e na elaboração de peças diferenciadas. Além disso, também buscamos trazer uma visão do artesanato enquanto negócio, para que as empreendedoras possam se diferenciar no mercado através do desenvolvimento de novas peças, da criatividade e de novos tipos de produtos, tornando sua arte e seus negócios mais competitivos”, explicou Madalena Arruda.
Ainda de acordo com a gerente, a realização da oficina, que homenageia o mês do empreendedorismo feminino e o Dia Nacional do Artesão, celebrado no último domingo (19), também é mais uma iniciativa do Sebrae para fortalecer a cadeia produtiva da renda renascença, que é uma das principais e mais reconhecidas tipologias do artesanato paraibano.
Participe – as empreendedoras da renda renascença ou as jovens artesãs que trabalham com essa tipologia no Cariri da Paraíba ainda podem participar da oficina gratuita desta semana. Para isso, as interessadas devem entrar em contato com o Sebrae através do telefone (83) 99339-3076.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba