Terezinha Domiciano, eleita reitora na consulta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), afirmou, na quinta-feira (10), que passou a semana em Brasília buscando meios de viabilizar a nomeação dos reitores mais votados e disse considerar que a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar ao Poder Executivo o respeito à ordem dos mais votados eleições, tende a ser majoritária em análise do processo pela Corte, no próximo dia 18.
“A decisão do ministro Fachin é muito importante nesta fase da conjuntura, entretanto, precisamos centrar foco na pauta do dia 18 de dezembro quando o Pleno do STF tomará decisão terminantemente, à qual temos muita esperança de respeitar a autonomia universitária nomeando os mais votados”, declarou em entrevista ao portal WScom.
Terezinha Domiciano explicou que está em curso um grande movimento envolvendo não só os mais votados nas consultas, e não indicados pelo presidente, mas representantes dos mais diferentes setores da sociedade, a partir de muitos ex-ministros da educação do País.
“Estivemos com o Ministro Gilmar Mendes, em representação aos reitores não nomeados, e ele foi muito receptivo e, ainda, no Ministério da Educação com o ministro marcando audiência para a próxima semana”, frisou.
A professora se mostrou confiante na mudança de rumo e possibilidade real de assumir a Reitoria em breve. O reitor nomeado Valdiney Gouveia, terceiro colocado na disputa, não tem nenhum voto no Conselho Superior da UFPB, responsável pela elaboração da lista tríplice.
Fonte: WSCOM com Polêmica PB
Créditos: Polêmica Paraíba