A Rede Nord de Hotéis está engajada na campanha Setembro Amarelo, mês da prevenção do suicídio e promoveu, no dia 21, uma palestra educativa com a psicóloga da Uninassau, Danielle Sousa, no Nord Luxxor Cabo Branco com a presença de colaboradores. Na oportunidade, foram revelados números e motivos que levam as pessoas a cometer suicídio, reforçando a ideia da valorização da vida, a conscientização sobre as dores dos outros, importância de prestar atenção aos sinais de familiares, colegas e amigos; como procurar ajuda e como se pode ajudar as pessoas que passam por problemas familiares.
De acordo com Danielle Sousa, outras doenças mentais, problemas de saúde e saúde financeira também podem desencadear esse sentimento de não ver solução e não querer mais seguir com a vida (cometer suicídio). O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo® é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.
A palestra foi transmitida online para os colaboradores da rede nas cidades de Patos (PB) e de Juazeiro do Norte (CE). O evento contou ainda com momentos de escuta ativa com vários colaboradores se consultando com os psicólogos da universidade, além de momentos relaxantes com massagens, reflexologia e quiropraxia. Os colaboradores têm descontos especiais nos tratamentos promovidos pela Uninassau.
Participaram das atividades também o professor e fisioterapeuta Josiel Gonçalves; a professora de Práticas integrativas, Ana Maria, com a participação dos estagiários Andrea Novis, Jennifer Correia e Mônica Valéria.
Patrícia Cantalice, diretora da Rede Nord, afirmou que “os colaboradores são fundamentais para nosso sucesso, e seu bem-estar é uma prioridade. Promover o Setembro Amarelo reafirma nosso compromisso com a saúde mental e com a construção de uma comunidade mais solidária e compassiva. Todos nós passamos por momentos desafiadores em nossas vidas, e a saúde mental desempenha um papel fundamental para superá-los. Estamos empenhados em criar um ambiente de trabalho que valoriza a saúde mental e oferece apoio quando necessário”.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba