LÍDER!

Ranking de municípios aponta João Pessoa como a cidade mais competitiva do Nordeste

João Pessoa teve nota 53,98. No ranking nordestino, é acompanhado de Recife e Sobral-CE, com 52,41 e 50,91 respectivamente. Campina Grande, com 48,32, é a outra cidade paraibana entre as dez mais competitivas do Nordeste.

 

A capital pessoense é a cidade nordestina mais bem posicionada entre as mais competitivas do Brasil, de acordo com dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, que foi publicado no final da semana passado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Sebrae. Além disso, é a única do estado a estar entre as 100 melhores do país.

A CLP reuniu 55 indicadores para descobrir que cidades mais buscam a melhoria da vida das pessoas a partir da oferta de políticas públicas. A capital paraibana ocupa a 70ª colocação no geral e a primeira colocação do Nordeste.

Essa é a primeira vez que um ranking do tipo é publicado. Segundo os organizadores, foram analisados todos os 405 municípios brasileiros que possuem população acima de 80 mil habitantes. Além de João Pessoa, outros quatro municípios paraibanos entraram na análise: Campina Grande (187º lugar no geral), Patos (304º), Santa Rita (326ª) e Bayeux (340º).

No topo da tabela, o estado de São Paulo é o destaque. Seis das dez cidades melhores ranqueadas, incluindo aí as três primeiras colocadas, são de lá. A primeira colocação ficou com Barueri, seguida por São Caetano do Sul e São Paulo. Florianópolis, em quarto lugar, é a primeira cidade não paulista a aparecer entre as melhores.

Foram analisadas áreas como sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso e qualidade da saúde, acesso e qualidade da educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações. Para cada questão foram atribuídos notas. Ao término, dado uma nota geral para cada cidade.

Para efeito de comparação, Barueri, a primeira colocada, ficou com nota final de 64,33. O município paraense de Moju, último colocado, ficou com 21,81 pontos. Aliás, oito dos dez piores índices vêm do Pará.

A Paraíba e o Nordeste

João Pessoa teve nota 53,98. No ranking nordestino, é acompanhado de Recife e Sobral-CE, com 52,41 e 50,91 respectivamente. Campina Grande, com 48,32, é a outra cidade paraibana entre as dez mais competitivas do Nordeste.

A média nacional 46,61. O Nordeste e a Paraíba estão abaixo da média nacional. Isso porquê, enquanto a média regional é de 40,89, a paraibana é de 44,65.

Fonte: G1 Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba