A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon Municipal, promete autuar empresas que fraudarem as promoções da Balck Friday, que acontece na próxima sexta-feira (29). Esta é a décima edição da campanha. Mesmo antes do início da promoção, algumas lojas já começam a semana com divulgação de ofertas.
Em edições anteriores, o Procon Municipal autuou empresas que realizaram propaganda enganosa. Gerentes de alguns estabelecimentos chegaram a ser detidos pela polícia. Nesta segunda-feira (25), o secretário Helton Renê destacou que o objetivo do Procon não é autuar as empresas, mas que o órgão estará atento à proteção dos direitos dos consumidores. Empresas flagradas em irregularidades podem ser autuadas em R$ 8 mil.
“Nossa ideia nuca é autuar comerciante, a gente quer que o comércio ele gire em favor da sociedade como um todo, mas a gente protege a sociedade consumerista, pois os consumidores são mais frágeis nessa relação consumerista. Se o comerciante for encontrado fraudando a black friday, ele pode ser penalizado. A multa é de no mínimo R$ 8 mil”, disse Helton.
O Procon também alertou aos consumidores para que fiquem atentos ao cumprimento das promoções. “O que a gente pede é que eles tenham sempre consigo os prints de tela, sempre tenham os panfletos, que guardem qualquer tipo de publicidade para que seja efetivamente seja cumprida a oferta, pois às vezes acontece do comerciante não cumprir aquela promoção efetivamente. Estamos fazendo uma campanha massiva sobre a importância de pesquisar o preço dos produtos”, concluiu.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba