Quem diria que um menino sonhador de apenas 12 anos de idade, que começou a trabalhar em uma rádio do Sertão como copeiro, se tornaria uma referência no jornalismo político paraibano.
Filho de dona Joana que foi artista de circo, e de seu Nogueira, que era fotografo. Seu pai faleceu quando ele ainda era criança, e dona Joana teve que segurar a barra para criá-lo sozinha.
Francisco Gutemberg Cardoso de Oliveira, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de outubro de 1953, mas foi criado em Cajazeiras-PB, onde viveu boa parte de sua vida até se mudar para a capital do estado, João Pessoa, no ano de 2001, onde reside atualmente.
Iniciando sua caminhada na comunicação, aos doze anos de idade Gutemberg Cardoso conseguiu seu primeiro emprego como copeiro servindo café, na rádio Difusora de Cajazeiras. Anos depois o jovem sonhador adentrou no mundo jornalístico e radiofônico.
Formado em Direito, Gutemberg tem pós-graduação em Redação Jornalística. Trabalhou na Rádio Alto Piranhas e na Difusora Rádio Cajazeiras, apresentando programas de grande audiência. Foi diretor de programação, por nove anos, do Sistema Correio de Comunicação (rádio e TV). Trabalhou por dois anos na Rádio Paraíba FM, por dois anos e cinco meses na Rádio Sanhauá, por três anos na TV e Rádio Cabo Branco e por três anos na TV Master, todos em João Pessoa.
Atualmente, desenvolve suas atividades de jornalista e radialista na Rádio Arapuan FM, onde apresenta um programa de notícias e interação e é diretor-presidente do portal de notícias Polêmica Paraíba, em João Pessoa, que está completando 10 anos de fundação e já um dos sites mais acessados do estado.
Polêmica Paraíba
O Polêmica Paraíba comemora na próxima semana, 10 anos de existência, o site que por muitas vezes já alcançou o primeiro lugar entre os mais acessados do estado foi fundado em 13 de Maio de 2011.
De início o Polêmica Paraíba era um programa de rádio, em 2011 foi lançado como um Blog dentro do Jornal da Paraíba, os fundadores foram o Jornalista Gutemberg Cardoso e o radialista Nilvan Ferreira.
O Polêmica Paraíba tornou-se independente saindo do perfil de blog e assumindo layout de site e ampliando a cobertura jornalística para mais áreas, ficando conhecido pelas reportagens cheias de polêmica (como o nome do site diz), muitas vezes tocando em pontos que outras empresas de comunicação não querem abordar.
Gutemberg Cardoso, idealizador e diretor do portal afirma que o site divulga o que ninguém tem coragem de divulgar. Aqui é feito um jornalismo sério, com responsabilidade e sem restrições.
O nosso jeito de levar a notícia aos paraibanos fez o Polêmica Paraíba chegar aos seus 10 anos de idade como um dos sites de maior credibilidade do estado e também como um dos mais acessados da Paraíba.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba