Após o governador João Azevêdo (Cidadania) afirmar que a Paraíba não exigirá prescrição médica para que os pais ou responsáveis vacinem crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, como recomendou o ministro da saúde, paraibano Marcelo Queiroga, a secretaria estadual de Saúde divulgou que o novo público alvo é de quase 400 mil crianças.
Ao todo, a Paraíba tem 393.446 crianças entre 5 e 11 anos que poderão ser imunizadas contra a doença. A vacinação para essa faixa etária foi aprovada nessa quarta-feira (29), por unanimidade, em reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).
A expectativa é que a vacinação nesse grupo etário comece no fim de janeiro ou início de fevereiro. Mesmo tento sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro, a medida enfrenta resistência do governo federal, principalmente do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro Marcelo Queiroga.
O fabricante da vacina aprovada pela Anvisa é a Pfizer, mas o imunizante para as crianças tem diferenças em relação ao que está sendo aplicado nos adultos. O governo federal terá que comprar uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes, apesar de o princípio ativo ser o mesmo.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba