João Pessoa sedia, na sexta-feira (22) e no sábado (23), o Encontro da Juventude Ativista do Nordeste sobre o Clima. A data corresponde às mobilizações globais pelo clima que estão articuladas para acontecer antes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática – COP26, que ocorrerá na cidade de Glasgow, na Escócia, entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021.
O evento vai discutir o avanço das mudanças climáticas no território nordestino, levando em conta as consequências e o que pode ser feito no momento para combater, mitigar e adaptar a mudança do clima de forma local. Além disso, terá um foco no protagonismo jovem nas questões ambientais e climáticas, além de promover o diálogo científico-acadêmico e político.
O Encontro da Juventude Ativista do Nordeste sobre o Clima pretende elaborar uma carta para a Conferência de Glasgow, assinada pela juventude e também por agentes públicos comprometidos em trabalhar localmente para desenvolver as estratégias de contenção ao avanço da crise climática mundial.
“O Nordeste Pelo Clima é uma forma de demonstrar que existe ação climática na nossa região e fazer a juventude do Nordeste ser ouvida. Entendemos que somos parte de uma região chave para compreensão dos impactos da crise climática em territórios socioeconomicamente fragilizados. A pauta climática afetará o Nordeste profundamente. Entretanto, nossa região ainda não assumiu protagonismo na discussão sobre ação climática e justiça socioambiental como deveria”, destacou a jovem Alice Piva, uma das organizadoras do evento.
Nomes de referência da pauta climática nacional deverão participar dos painéis, além de autoridades, técnicos e acadêmicos. As inscrições estão abertas.
Confira a programação
22 de Outubro de 2021 (Sexta-feira)
10h – Audiência Pública ‘Nordeste Pelo Clima’ – Assembleia Legislativa da Paraíba
16h – Greve Pelo Clima – Justiça Climática Pelo Nordeste – Largo de Tambaú
23 de Outubro de 2021 (Sábado)
9h – Abertura da Conferência Nordeste Pelo Clima – Teatro Paulo Ponte – Espaço Cultural José Lins do Rego
10h – Painel “O Nordeste inserido no mundo: territorializando a crise climática” – Espaço Cultural José Lins do Rego
14h – Painel “Ações políticas de mitigação e adaptação para o Nordeste” – Espaço Cultural José Lins do Rego
Fonte: Portal Correio
Créditos: Portal Correio