Honraria

Projeto da Escola SESI da Paraíba é finalista do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Um projeto desenvolvido por alunas da 3ª série do Ensino Médio da Escola SESI Prata, em Campina Grande é finalista da etapa Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2023, e está entre os cinco trabalhos classificados nesta etapa, concorrendo com propostas de todo o Brasil.

Foto: Divulgação

Um projeto desenvolvido por alunas da 3ª série do Ensino Médio da Escola SESI Prata, em Campina Grande é finalista da etapa Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2023, e está entre os cinco trabalhos classificados nesta etapa, concorrendo com propostas de todo o Brasil.

A entrega do Prêmio será realizada durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES – o maior evento de saneamento ambiental e meio ambiente do país, que acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, de 21 a 24 de maio.

O vencedor da competição, que será conhecido durante o Congresso, representará o Brasil na final internacional do Stockholm Junior Water Prize, realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, em Estocolmo, na Suécia.

O Projeto “M-PLASFIL: Desenvolvimento de membrana para microfiltração e retenção de microplásticos” foi desenvolvido no laboratório de Iniciação Científica – LIC da Escola SESI, e no LabNOV – Laboratório de novos Materiais da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, com o apoio da Profª Dra. Meiry Gláucia Freire Rodrigues.

A pesquisa desenvolvida pelas alunas Maria Gabrielly Félix de Siqueira e Maria Luiza Souza Dantas e Maria Helena Dantas de Lima contou com a orientação dos professores a Dra. Fabiana de Medeiros, e o Me. Eduardo Adelino Ferreira.

A equipe viajará para Belo Horizonte com todas as despesas custeadas pela organização do evento.

O trabalho consiste numa membrana de microfiltração capaz de reter microplásticos presentes nas águas. Como matéria-prima a equipe utilizou a argila montmorilonita chocolate B, comumente encontrada na Paraíba e agentes porogênicos alternativos. Baseando-se na ODS 6 (Água potável e Saneamento), a membrana deste projeto irá viabilizar água potável e saneamento promovendo o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades.

Além do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, o projeto já foi premiado em várias feiras e eventos científicos, como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia –FEBRACE, o Programa de Inovação Educação Conectada – PIEC do Ministério da Educação, na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – MOSTRATEC, na Feira Brasileira de Jovens Cientistas – FBJC e na Fundação para Inovações Tecnológicas – FITEC.

Sobre o Stockholm Junior Water Prize

O Stockholm Junior Water Prize é uma competição promovida pelo Stockolm International Water Institute (SIWI) desde 1997. Ela consiste de duas etapas: a etapa nacional, realizada simultaneamente em cada país credenciado como organizador, e a etapa internacional, a se realizar em Estocolmo, sob responsabilidade do SIWI. A etapa internacional congregará os vencedores das etapas nacionais.

Informações adicionais sobre a Escola SESI da Paraíba, podem ser obtidas através do link: http://escolasesipb.com.br/

Fonte: FIEP
Créditos: Polêmica Paraíba