O Clementino Folia comemora seu 10º aniversário em 2023 de volta às ruas nas prévias carnavalescas de João Pessoa. A estimativa é que 20 mil preservativos sejam distribuídos durante o Folia de Rua, cujas atividades começaram no sábado (11), na praça Rio Branco, durante o Sabadinho Bom e Bloco dos Imprensados. Já no domingo (12), no bloco das Virgens de Tambaú, foram entregues 5 mil camisinhas aos foliões. A ação terá continuidade nesta quarta-feira (15), durante o desfile do Bloco Muriçocas de Miramar.
O bloco Clementino Folia é um serviço itinerante de saúde e prevenção executado pelo Complexo Hospitalar Clementino Fraga. A ação busca fazer um trabalho educativo, orientar sobre as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e distribuir preservativos durante as comemorações das prévias carnavalescas. Após dois anos sem essa atividade, devido à pandemia de covid-19, o bloco voltou pronto para levar saúde a quem decidiu brincar o carnaval.
A gerente de eventos do CHCF, Laryssa Delgado, explica sobre as atividades: “O serviço conta com uma equipe de saúde multidisciplinar de profissionais do próprio hospital. Percorremos o trajeto dos principais blocos da Capital, abordando os foliões, ressaltando os cuidados com a saúde e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. Todo o trabalho é realizado com muita alegria e responsabilidade, sendo essa a festa mais animada de nosso calendário anual”.
Já na denominada “quarta-feira de fogo”, dia 15, também será dia de prevenção no maior bloco de arrasto das prévias carnavalescas, as Muriçocas do Miramar. Por fim, no sábado de carnaval (18), a festa do bloquinho de prevenção encerra com atividades no bloco Raparigas de Chico.
O diretor-geral do CHCF, médico infectologista Fernando Chagas, reforça a importância de se cuidar nas épocas festivas: “O Hospital Clementino possui o Clementino Itinerante, que vai ao encontro da população, porque nós cuidamos de doenças que são preveníveis. Nesse período de carnaval, diante do excesso de álcool, e até mesmo pela própria natureza da festa, as pessoas acabam se expondo a ISTs, até mesmo o próprio HIV. Por isso estamos presentes para lembrar a população de se cuidar, lembrar da hidratação, e sobre o cuidado nas relações sexuais. É indispensável usar camisinha e ter cuidado para não se envolver com várias pessoas ao mesmo tempo de forma desprotegida”, ressaltou.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba