Os produtos artesanais confeccionados pelas reeducandas do Presídio Feminino Júlia Maranhão, em João Pessoa, dentro do Projeto ‘Castelo de Bonecas’, estão expostos no 27° Salão de Artesanato da Paraíba, que acontece na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego, até o dia 6 de fevereiro. O evento é aberto ao público das 16h às 22h, e conta com mais de 400 expositores representando 78 municípios do Estado.
O Castelo de Bonecas é um programa de ressocialização coordenado pela juíza Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, auxiliar na Vara de Execução Penal da Capital (VEP). Conta com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba por meio de suporte financeiro disponibilizado pelo Juizado Especial Criminal da Capital (Jecrim), pelo 1ª Juizado Especial Misto de Mangabeira e pela Vara de Execução de Penas Alternativas (VEPA).
A coordenadora do projeto, juíza Andréa Arcoverde falou da importância dessa exposição para a evolução do projeto. “Divulga o trabalho de ressocialização para a sociedade, e mostra os projetos desenvolvidos dentro do estabelecimento penal. Cada vez que conseguimos aumentar essa produção, mais apenadas são beneficiadas, ao ponto de alcançar melhor resultado para o sistema penitenciário”, ressaltou.
Ainda de acordo com a magistrada, 50% dos valores obtidos são destinados para as apenadas, a outra metade vai para a produção de novas peças. Outra ação muito importante do projeto é a doação de parte das peças para crianças carentes.
A outra parte das bonecas produzidas é destinada à venda, para qualquer interessado. Além de serem obtidos durante a exposição no Salão de Artesanato, os produtos podem ser adquiridos, também, no interior do Presídio Júlia Maranhão
Fonte: TJPB
Créditos: Everton Correia