A importância da robótica na educação é estudada no livro “Robótica no ensino público: uma perspectiva interdisciplinar”. A obra, lançada nesta quarta-feira (21), às 19h30 na Bugeda Arte Café, nos Bancários, em João Pessoa, tem a organização do professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luiz de Sousa Junior, que foi um dos responsáveis pela implantação da experiência na rede municipal de ensino de João Pessoa.
Para o organizador do livro, professor Luiz Junior, a obra mostra o protagonismo dos professores e professoras na condução de um projeto que alia tecnologia moderna e temas transversais da atualidade. “Por isso essa perspectiva interdisciplinar. Isto é, trabalhar temas diferentes a partir de um projeto específico com alta adesão do alunado e isso fez a diferença”, explicou.
A coletânea conta com 16 artigos de 34 autores, todos tratando da mesma temática, porém de em uma perspectiva interdisciplinar. São experiências desenvolvidas em escolas municipais de João Pessoa, relatadas pelos professores que conduziram os trabalhos junto aos alunos da rede pública. Nos trabalhos, os autores abordam desde o uso da robótica como ferramenta de formação da cidadania, a ressignificação da matemática a partir do uso da robótica, educação para o trânsito e a robótica e as relações étnico-raciais na Educação.
Robótica em João Pessoa
Atualmente a robótica está presente em 100% das escolas da Rede Municipal da Capital.Desde 2013, todos os anos alunos da Rede Municipal de Ensino se destacam em robótica em diversas competições, chegando, inclusive, ao 1º lugar no Campeonato Mundial de 2015, a Robocup, realizada na China. Na ocasião, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales de Miranda, venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’.
Em 2013, alunos de João Pessoa também ganharam o 1º lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’. Em 2014, no Mundial de Robótica ocorrido aqui mesmo em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’, com uma equipe formada por estudantes pessoenses, dos Estados Unidos e da Áustria. No ano passado eles conquistaram o 3º lugar na XIV Competição Latinoamericana de Robótica (Larc), em Recife.
Fonte: Assessoria
Créditos: Tiago Bernardino