São inexistentes as chances de um tsunami no litoral paraibano em decorrência de uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha La Palma, na África. A avaliação é do professor Departamento de Geociência da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Jonas Sousa, que considerou ‘requentadas’ as informações veiculadas na imprensa, nesta quinta-feira (16).
A informação de alerta amarelo sobre possível Tsunami foi dada inicialmente pelo portal MetSul Meteorologia, depois que o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) elevou o nível de alerta de verde para amarelo.
Quando esse alerta é acionado, a população que vive no entorno do vulcão deve se prevenir e ficar atenta as mudanças. Além disso, a atividade vulcânica e sísmica passa a ser monitorada intensamente. O vulcão batizado de Cumbre Vieja, está adormecido há décadas e começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias.
De acordo com o professor Jonas Sousa, o primeiro estudo que aponta para a possibilidade de um evento na costa brasileira a partir do vulcão africano, é de 2001. O evento seria motivado por um grande deslizamento no entorno do vulcão, que provocaria ondas gigantescas, dom potencial para chegar ao Nordeste.
Apesar disso, o estudo perdeu credibilidade com o passar dos anos. “Esse estudo é controverso, e outros artigos publicados posteriormente indicam que esse cenário pensado inicialmente era irreal. A possibilidade de ocorrer algo catastrófico não tinha relação com o conhecimento científico”, disse.
Segundo o professor paraibano, a chance de ocorrer um tsunami a partir da erupção desse vulcão, requer base histórica, geológica e científica, e também não se sustenta com a realidade do vulcão observado.
“Caso ocorresse, esse tsunami seria muito menor do que foi previsto nesse trabalho de 2001, e teria um efeito catastrófico mais local. No fim das contas, não estamos correndo nenhum risco relacionado a esse vulcão, [na Paraíba]”, reforçou.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba