O procurador Eduardo Varandas, Ministério Público do Trabalho, anunciou que está deixando a Paraíba, a revelação foi feita na noite desta segunda-feira (30), durante o Frente a Frente, TV Arapuan. Questionado qual foi o motivo da decisão, ele revelou, “na verdade foi uma promoção”. Eduardo disse que havia postergado muito essa promoção, por motivos pessoais, mas dessa vez aceitou, e vai trabalhar no Recife.
Eduardo Varandas foi nomeado para assumir o cargo de Procurador-Regional de Pernambuco. Apesar da mudança, Eduardo Varandas projetou retornar para a Paraíba e disse que se a oportunidade surgir, vai voltar para atuar em João Pessoa.
Ele atuou primeiro como Procurador no Maranhão, onde diz que engradeceu muito, e entendeu o que era trabalho escravo, por lá, ele trabalhou durante um ano. Na Paraíba, Eduardo Varandas trabalhou por 21 anos.
Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1993), Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Escola Superior da Magistratura do Trabalho (1996) e Mestre em Ciências Jurídico-Processuais pela Universidade de Coimbra (2003). Formado em Auditoria do Trabalho pela Universidade de Brasília (1993). Foi Juiz do Trabalho na 19ª Região (1998). Atualmente é Procurador do Trabalho, professor do Centro Universitário de João Pessoa e Secretário-Geral do Comitê Paraibano de Educação em Direitos Humanos e Comitê Estadual de Direitos Humanos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase à tutela dos interesses difusos e coletivos em processo civil e do trabalho. Na área de Direitos Humanos, desenvolve sua atuação no combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes. No biênio 2011-2012, ocupou o cargo de Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba. Palestrante frequente em seminários e conferência, participou do TEDx e palestrou na Kings College em Londres.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba