A Operação Pulmão Saudável aconteceu durante todo o mês de agosto, realizada pela equipe de Fiscalização do Procon-PB. Além da Grande João Pessoa as cidades de Juru, Manaíra, Itaporanga, Santa Helena, Cachoeira dos Índios, Conceição, São João do Rio do Peixe e Sumé receberam a visita da Fiscalização do Procon-PB e nelas aconteceram o maior número de apreensões.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, foi instituído no ano de 1986 pela Lei nº 7488, criado com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
Curiosidade sobre o antifumo – Diante dos riscos do tabagismo para as pessoas que fazem uso desses produtos e para quem os rodeia, foi estabelecida a Lei Antifumo (lei nº 12.546/11), que determina a proibição do ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, como restaurantes, clubes e halls de entrada em condomínio.
A determinação afeta até mesmo locais parcialmente fechados com divisórias e extingue a existência dos “fumódromos” e propagandas de cigarro. Caso haja descumprimento dessas leis, os estabelecimentos serão multados. Para qualquer denúncia ou informação acesse as redes sociais ou o site do Procon: www.procon.pb.gov.br, ou ligue o número 151 sem qualquer custo.