A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) orienta os pais a comprarem brinquedos seguros no Dia das Crianças. O órgão informa os produtos precisam obedecer às especificações de segurança e trazer o Selo de Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso vale também para os artigos de lazer infantil.
O data é comemorada no próximo dia 12 de outubro. Para o secretário Helton Renê, essas informações são de fundamental importância, já que os pais não devem levar para casa brinquedos ou artigos infantis sem, antes, verificar a qualidade e segurança dos produtos. “Porque se trata de uma questão de saúde e segurança”, alertou Helton, aconselhando que o consumidor fique atento às informações que constam na embalagem dos brinquedos e que devem estar escritas em língua portuguesa.
“As instruções de montagem e uso devem ser legíveis e compreensíveis e devem vir na língua do local em que o produto está sendo comercializado”, afirma Helton Renê.
Outra dica do coordenador do Procon se refere à faixa etária a que se destina o produto. “As pessoas devem verificar essa informação na embalagem do brinquedo e isso é também uma questão direta de segurança. Todo produto destinado a crianças deve ser bem avaliado. No caso da idade, o produto pode até provocar danos físicos com consequências graves”, diz o secretário do Procon-JP.
Pesquisa – Helton Renê adianta que o Procon-JP divulgou, na última sexta-feira, a pesquisa com os preços de mais de 300 brinquedos. De acordo com ele, a variação de preços de produtos da mesma marca e modelo, vários estabelecimentos da Capital, pode significar uma boa economia. “Aconselho que, antes de comprar o presente dos filhos, os pais consultem nossas pesquisa de preços para brinquedos, que estará nos sites www.joaopessoa.pb.gov.br e www.proconjp.pb.gov.br“.
Fiscalização – Desde o dia 1º de outubro, o Procon-JP está realizando a Operação Brinquedo Legal, fiscalizando os estabelecimentos que comercializam produtos infantis para garantir uma compra segura aos pais. “A fiscalização apreendeu esta semana mais de 80 brinquedos sem o Selo do Inmetro. A Operação vai até o próximo dia 11 e peço aos pais que acionem o Procon-JP, caso identifique qualquer irregularidade. Com base nas denúncias, tomaremos as medidas legais de proteção ao consumidor”.
Fonte: Paraiba.com
Créditos: Polêmica Paraíba