fique atento

Procon-JP alerta para golpes na internet e "visita domiciliar" usando nomes de serviços e órgãos públicos

O consumidor deve ficar atento a golpistas que estão usando a internet com mensagens de promoções para obter dados pessoais e usá-los de forma criminosa. As pessoas também devem ficar atentas a pessoas que estão indo até às residências em nome de empresas de água, energia elétrica e telefonia, ou como supostos servidores da Saúde ou da Vigilância Sanitária, por exemplo.

O secretário do Procon de João Pessoa, Helton Renê, alerta que nesse período de quarentena nenhum serviço público em domicílio está funcionando: “Quando alguma medida é tomada para eventual visita, como a vacinação dos idosos que se encontram acamados, é amplamente divulgada e é realizada através de agendamento por telefone”.

Quanto aos atendimento em domicílio das empresas de água, luz e telefone, este serviço não é realizado de forma corriqueira: “Essas concessionárias estão trabalhando apenas internamente. Portanto, só abram a porta para qualquer tipo de serviço se você fez um contato antes. Nesse momento em que a população está assustada, sempre vai ter alguém para se aproveitar”, disse Helton Renê.

Internet
Quanto às mensagens via e-mail ou WhatsApp com promoções irrecusáveis e que pedem dados pessoais como CPF, é bom ficar atento porque pode ser um golpe: “Não responda e nem abra links que você não conhece. Na verdade, nesse momento de reclusão, só compre o estritamente necessário e em sites de compras, seja para feira ou para outros produtos, que você já conhece. Na dúvida, ligue para ter certeza, tanto em relação a serviços em domicílio ou pela internet”.

Fonte: Secom PMJP
Créditos: Secom PMJP