Balanço

PRIMEIRO MÊS NA PARAÍBA: pacientes com Covid-19 ocupam 20% dos leitos de UTI, diz SES

Há exatamente um mês, a Paraíba registrava o primeiro caso de coronavírus no estado: era o caso de um idoso de 60 anos que, havia viajado para a Europa, e cujo quadro clínico já era considerado 'curado' para a Covid-19 quando o resultado do exame veio à tona. 

Há exatamente um mês, a Paraíba registrava o primeiro caso de coronavírus no estado: o de um idoso de 60 anos que, havia viajado para a Europa, e cujo quadro clínico já era considerado curado para a Covid-19 quando o resultado do exame veio à tona.

Até este sábado (17), a Paraíba tinha 205 casos confirmados da doença e 28 mortes, conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo o Secretário Geraldo Medeiros, cerca de 20% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados com pacientes em estado grave da doença.

A expectativa é que esses números aumentem nos próximos dias em todo o país, e na Paraíba pode não ser diferente. O número de mortes confirma o que havia predito Geraldo Medeiros em entrevista ao Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, há um mês. “Haverá muitas mortes, então peço a colaboração da população”, alertando para as medidas de isolamento e higiene pessoal.

Conforme os dados divulgados neste sábado, 979 exames foram descartados para Covid-19 e 90 pacientes já estão recuperados da doença. Os casos confirmados estão distribuídos em 16 municípios: João Pessoa (148), Santa Rita (17), Campina Grande (8), Cabedelo (8), Bayeux (6), Patos (5), Junco do Seridó (3), Pombal (2), Serra Branca (1), Sape (1), Sousa (1), Igaracy (1), Taperoá (1), São João do Rio do Peixe (1), Riachão do Poço (1), São Bento (1).

Em relação à ocupação dos leitos em UTI, os números da Paraíba ainda podem ser considerados bons. Para se ter uma ideia, em Pernambuco, que faz divisa com a Paraíba, a ocupação chega a 95%.

“Não relaxem, fiquem em casa, usem máscaras”, pediu Geraldo Medeiros, em mensagem ao Polêmica Paraíba. Segundo o secretário, a estabilidade dos números vai depender da contribuição da população com o isolamento social.

Ainda conforme a Secretaria de Estado da Saúde, 146 pessoas estão internadas com notificação de suspeita para Covid-19, sendo 111 em enfermaria e 35 na UTI. Os demais casos hospitalizados e com resultado não detectável seguem em investigação para demais vírus.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba