Genésio Vieira, assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal, deu uma entrevista nessa segunda (26) no Master News e fez um balanço da Operação Festas Juninas 2017, que redobrou os cuidados da PRF durante o São João.
Segundo o assessor a comparação com o ano passado é, no geral, positiva. O número de mortos reduziu, ano passado foram 3 mortos e esse ano 2. “Foram constatadas várias ocorrências, foram cerca de 1500 testes de bafômetro e foi constatado que 42 condutores estavam alcoolizados, quatro deles foram presos”. Os acidentes também diminuíram, 23 acidentes esse ano e ano passado 32. Segundo Genésio a educação preventiva e as multas são fatores que contribuíram para a diminuição de ocorrências.
Os casos de imprudência não se resumem a perigosa mistura de álcool e direção. Durante o trabalho da PRF foi constado dois veículos que atingiram quase 200km/h em rodovias federais. As ocorrências aconteceram no sertão, próximo à Patos. Um veículo foi flagrado dirigindo a 192km/h e outro a 175km/h.
Genésio alerta para os cuidados antes de retornar: “É bom lembrar de revisar o carro, e quando estiver dirigindo manter distância segura, não ultrapasse em locais não permitidos, para todos ocupantes do veículo é obrigatório o uso de cinto de segurança e crianças de até 10 anos no banco traseiro. Se estiver chovendo forte o carro deve sair da pista, não ficar no acostamento, sair e procurar um local seguro, sem ser embaixo de árvores”.
Fonte: Polêmica Paraíba