Tarciana Medeiros, natural da Paraíba, foi eleita pela Revista Forbes como uma das mulheres mais poderosas do mundo. Ela é a única brasileira a figurar entre as 50 mulheres da lista e ocupa a 24ª posição.
A Forbes destaca que Medeiros assumiu a presidência do Banco do Brasil em janeiro de 2023, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse cargo.
Antes de se tornar presidente, ela já trabalhava no banco desde 2000 e supervisionava o escritório de varejo da instituição. Vale ressaltar que o Banco do Brasil é o mais antigo do país, com 215 anos de existência, e o segundo maior da América Latina.
Sua relação com a política ambiental foi destacada.
Defensora apaixonada das políticas ambientais, ela falou na Assembleia Geral das Nações Unidas de 2023 sobre a importância de obter mais financiamento para empresas ambientalmente sustentáveis. Nesse mesmo mês, ela firmou uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável”, destacou a revista.
De acordo com a revista estadunidense, a lista foi determinada por quatro métricas principais: dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência.
A lista
Entre as 100 mulheres, o maior destaque deste ano é Úrsula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia – a primeira mulher a ocupar o cargo, que é responsável pela legislação que afeta mais de 450 milhões de europeus.
Outras mulheres se destacam em outros cargos de liderança, como é o caso da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que ocupa o terceiro lugar do ranking.
Confira a lista das 10 mulheres mais poderosas de 2023, segundo a Forbes:
1.Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia
2.Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu
3.Kamala Harris, Vice-Presidente dos Estados Unidos
4.Giorgia Meloni, Primeira-ministra da Itália
5.Taylor Swift, cantora norte-americana
6.Karen Lynch, Presidente da CVS Health
7.Jane Fraser, Diretora executiva/CEO do Citigroup
8.Abigail Johnson, Presidente e CEO de Fidelity Investments
9.Mary Barra, CEO da General Motors
10.Melinda French Gates, Copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates
Fonte: Polêmica Paraíba com informações de Jornal da PB
Créditos: Polêmica Paraíba