A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do projeto Cordel na Sala de Aula, realiza nesta sexta-feira (16), às 14h, o ‘Sarau Natalino’ na Biblioteca Indústria do Conhecimento, que funciona na Praça da Paz, no bairro Bancários. Vão participar alunos das Escolas Municipais Economista Monteiro Celso Furtado e Professora Anayde Beiriz.
“Nós queremos promover um momento de leitura, de jogo cênico, declamação de poemas enquanto ferramentas educativas na prática da solidariedade e contação de histórias. Teremos neste evento comunidade literária, alunos dos 4º e 5º anos do Fundamental I e familiares”, explicou a coordenadora do Setor de Cordel da Sedec, Sayonara Gomes de Oliveira.
A homenageada durante o Sarau será a escritora Miriam Pina, com participação especial da escritora Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti e da poetisa popular Ana Diniz.
Apresentações – Alunos da Escola Municipal Economista Celso Monteiro Furtado vão fazer uma dramatização da história “Um convidado especial” (adaptação de Miriam Pina do poema “The Christmas Guest”, de Helen Steiner Rice).
Contação de história ‘O baile do menino Deus’. Texto do escritor, médico e dramaturgo brasileiro, Ronaldo Correia de Brito, e que será narrado por Joseane Pereira.
A aluna do 4º ano da Escola Anayde Beiriz, Emilly Joana Mendes da Silva, vá declamar o poema ‘Humanidade’ da poetisa Carolina Maria de Jesus.
Durante o Sarau Natalino haverá ainda exposição de livros e cantos natalinos.
Miriam Lina – Nasceu na cidade de Santa Rita em 1952. Aos 9 anos decidiu ser professora. Fez bacharelado em Letras, com foco na Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Viveu 11 anos na África, em Angola e na Zâmbia. Em Angola, trabalhou como intérprete e tradutora para a Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola (UNAVEM) – missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a guerra civil naquele país nos anos 90. Coordenou o projeto Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Provita) da Diocese de Luanda que atendia vítimas dos problemas sociais causados pela guerra.
Marineuma de Oliveira – Possui Licenciatura em Letras, especialização em Língua Portuguesa, mestrado em Letras e doutorado em Linguística, todos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada ao Ensino, Prática Pedagógica do Ensino de Língua Portuguesa, Linguagem e Ensino, Formação de Professores e Análise do Discurso. Atua no curso de Pedagogia, ministrando as disciplinas Conteúdo e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Português, Língua e Literatura.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria