João Pessoa chega aos 437 anos tendo a inovação tecnológica como carro-chefe na Educação municipal. A modernização do ensino público da Capital, a partir da tecnologia, com a entrega de tablets com internet ilimitada para os alunos e de Chromebooks para os professores da Rede, está entre as principais políticas educacionais na gestão do prefeito Cícero Lucena.
Segundo Diego Araújo, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec-JP), a atual gestão adquiriu 41 mil tablets e 70 mil chips de internet 4G ilimitada para atender os alunos da Rede Municipal. “Além disso, estamos fazendo a entrega de 3.500 leitores digitais, do tipo Kindlle, para toda a equipe pedagógica efetiva e Chromebooks. A distribuição acontece gradativamente e obedece um cronograma. Por exemplo, agora em agosto, faremos a entrega de mais 8.500 aparelhos e chegaremos a 13.500 já distribuídos”, explicou.
Ele disse que os equipamentos possuem um esquema de segurança contra roubo. “Todos têm rastreadores e no caso dos Chromebooks, o dispositivo é ainda mais forte, porque ao serem abertos tiram a foto da pessoa automaticamente. Enfim, o prefeito Cícero Lucena e a secretária América Castro estão trocando todo o parque digital do ensino público na Capital”, afirmou.
A Escola Municipal Cívico-Militar Chico Xavier, localizada no Bessa, é uma das instituições em que quase metade dos alunos e professores já receberam os equipamentos, segundo a diretora Socorro Pinto. “Do total de 475 alunos matriculados, 230 já receberam e os demais estão recebendo, seguindo um calendário de entrega. A escola também recebeu um carrinho com 30 computadores móveis, garantindo a interação em sala de aula. Isso tem facilitado a vida tanto do corpo docente quanto do alunado, pois o trabalho fica concentrado em um só lugar usando um dispositivo leve, rápido e seguro”, acrescentou.
Fonte: Prefeitura de João Pessoa
Créditos: Polêmica Paraíba